
Com o fluxo maior de consumidores às vésperas das festas de fim de ano, a atenção nas ruas também será redobrada. A Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e a Polícia Militar anunciaram uma operação estratégica para reforçar a segurança em áreas comerciais durante o período. Drones, agentes de segurança e torres de segurança (totens) serão usados nas ações.
Segundo a PM, mais de 760 agentes de segurança e cerca de 300 viaturas vão atuar diariamente em todo o Estado, especialmente em pontos com maior circulação de pessoas. Cada área foi mapeada com base em estatísticas, análise criminal e dados de inteligência, com foco nos crimes de furto e roubo.
O comandante da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, explica que o reforço será distribuído nas regiões com maior movimentação.
Esse efetivo está sendo direcionado para essas regiões. Vamos usar, logicamente, os totens do governo do Estado para otimizarmos a nossa visão dessas áreas e vamos usar também muitos drones, principalmente nas áreas comerciais.
Coronel Douglas Caus, comandante da Polícia Militar
A presença da segurança reforçada é vista com otimismo por comerciantes de Vila Velha, um dos principais polos de vendas no período. Lojistas da região da Glória já registram aumento no movimento e esperam que dezembro supere o desempenho do ano passado.
A proprietária de uma loja infantil, Amel Aboul, afirma que novembro já apresentou resultados acima do esperado.
Novembro já foi um mês atípico, com crianças e famílias comprando roupas novas, principalmente para festas, formaturas e para as férias. Então novembro já foi bom e dezembro a gente espera um movimento melhor.
Amel Aboul, comerciante
A expectativa é de que o ritmo cresça ainda mais com a chegada do Natal e do Réveillon, impulsionado tanto pelas compras locais quanto pela presença de turistas no Espírito Santo.
*Com informações da repórter Eduarda Neves, da TV Vitória/Record