
Um roubo à mão armada em um ponto de ônibus no bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória, na noite de terça-feira (13), terminou com a prisão de uma gangue. As prisões aconteceram após uma perseguição policial que se estendeu por cerca de um quilômetro, até a Avenida Maruípe, na região de Itararé.
A ação envolveu a Polícia Militar e a Guarda Municipal, com apoio do sistema de videomonitoramento da cidade.
Segundo a apuração da polícia, uma pessoa aguardava um ônibus após sair do trabalho, quando foi abordada por três homens que estavam em um carro de cor prata. Pelo menos dois deles estavam armados. O telefone celular da vítima foi levado, e a gangue fugiu logo em seguida.
Após o registro da ocorrência em uma delegacia, houve troca de informações entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal, o que possibilitou a identificação do veículo suspeito por meio das câmeras de monitoramento.
Perseguição iniciada perto do Quartel da PM
O carro foi localizado passando em diferentes bairros do município, até ser visto na Avenida Maruípe, nas proximidades do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. Ao receber ordem de parada, o condutor não obedeceu, dando início a uma perseguição, que terminou próximo ao Campo do Caxias.
Durante a abordagem, os policiais encontraram cinco pessoas no carro: três homens e duas mulheres. Dentre os homens, um tinha 20 anos e os outros eram adolescentes: 16 e 17 anos.
No interior do veículo foram apreendidos seis telefones celulares, 15 gramas de uma substância conhecida como “pak”, conforme informado pela polícia, e uma balança de precisão. No momento da abordagem, nenhuma arma de fogo foi localizada.
Ao todo, seis viaturas da Polícia Militar participaram da ocorrência. A vítima foi levada ao local e reconheceu três dos detidos como sendo os autores do roubo ocorrido no ponto de ônibus.
Todos os cinco foram encaminhados para a Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle). Os dois adolescentes foram autuados por ato infracional análogo ao crime de roubo majorado e encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).
Já o de 20 anos foi autuado em flagrante por roubo majorado e corrupção de menores e encaminhado ao sistema prisional. As mulheres não ficaram presas.
*Com informações do repórter Paulo Rogério, da TV Vitória/Record
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel