Moradores de diversas regiões do Espírito Santo estão sendo vítimas de golpes violentos. Criminosos, se passando por membros do Comando Vermelho, ameaçam suas vidas e de seus familiares, usando informações pessoais, muitas vezes extraídas das redes sociais, para intimidar e extorquir dinheiro das vítimas.
Em Piúma, no Sul do Estado, um homem recebeu uma ameaça via WhatsApp. O criminoso se apresentou como “Irmão Rato” e disparou:
Irmão, escuta bem, quem tá na voz aqui comigo é o ‘Irmão Rato’. Estou chegando na tua pessoa, na transparência, na humildade. Pra ter entendimento comigo numa caminhada que está acontecendo. Através de um casal que desceu aqui na lojinha, na disciplina, da ‘boca de fumo’. Deixando o teu nome, endereço e teu contato, passando informação aqui pra nós do que tu tá fazendo denúncia pra polícia contra o nosso tráfico de drogas. Seja verdadeiro e transparente comigo aqui agora na tua palavra, porque nesse momento agora, próximo da tua residência, tem quatro caminhonetes da nossa facção, do Comando Vermelho, todos fortemente armados. Esperando a minha ordem e permissão para invadir a tua casa agora, para tirar a tua vida e a vida da tua família.
LEIA TAMBÉM:
> “Sonho destruído”, afirma vítima que perdeu R$ 60 mil em golpe do consórcio imobiliário
> Suspeitos de enviar drogas para fora do Brasil em cascos de navios são presos no ES
> Taxa de homicídio de negros no ES é maior do que a média do Brasil
A ameaça, que trazia um alto grau de intimidação, não parou por aí. Em outro caso, um vendedor da Serra, também foi alvo de criminosos. Ao perceber que estava sendo gravado, o golpista ameaçou:
“Tira essa gravação agora, se não nós vamos no teu endereço!” O vendedor tentou se manter calmo e respondeu: “Beleza! Estou esperando aqui!” O criminoso, não satisfeito, insistiu: “Tira da gravação, se não nós vamos agora!” O vendedor, mantendo o controle, respondeu: “Tô na rua aqui, tô na rua esperando você aqui, na Rua Lorena 83!” O bandido finalizou: “Então vai desliga essa… aí!”
O que deixa os moradores ainda mais aterrorizados é o fato de os criminosos conhecerem tantos detalhes sobre a vida das vítimas. A Polícia Militar do Espírito Santo alerta para o perigo de expor informações pessoais nas redes sociais.
Segundo o Major Lourencini, subcomandante do 10º Batalhão da PM, “a rede social é aberta, então as informações que você coloca ali, da sua família, fotos, até mesmo a escola que seu filho estuda, são usadas pelos bandidos para te deixar no desespero.”
O major também enfatiza a importância de manter a calma diante de tais ameaças. De acordo com ele, é muito comum pessoas idosas e mais novas entrarem em desespero.
A gente pede que não tome nenhuma decisão rápida. Ligue para alguém conhecido, pare uma viatura da PM na rua e explique a situação. Procure uma delegacia mais próxima, mas não tome decisões apressadas. O bandido, ao ligar para você, só quer o seu Pix, uma transferência, usando informações que ele tirou da sua rede social.
*Com informações do repórter da TV Vitória, Caio Dias.