
Uma mãe e sua filha caíram no golpe do falso advogado em Laranjeiras, Serra, e perderam cerca de R$ 11 mil. O criminoso se passou pelo advogado da família e convenceu as vítimas de que receberiam uma indenização de R$ 15 mil referente a um processo antigo contra uma empresa de ônibus.
De acordo com as vítimas, elas foram induzidas a realizar cinco transações bancárias seguindo as instruções do golpista, que se apresentou inclusive como um juiz durante videochamadas. Todos os comprovantes das transferências foram entregues à polícia, e as instituições financeiras envolvidas foram acionadas para tentar reaver o valor perdido.
A idosa, uma cuidadora de 62 anos, ainda se recupera de uma cirurgia e relatou o impacto do golpe: “O dinheiro que ganho é para sobreviver, nem para esbanjar…” A filha, que ajudava na operação, também ficou emocionalmente abalada.
O suspeito usou a imagem do advogado verdadeiro da família para enganar as vítimas, pedindo dados bancários e direcionando as transferências para uma empresa cadastrada no Rio Grande do Norte, que atua como prestadora de serviços financeiros. A polícia investiga o caso.
Não foi localizada a defesa do suposto advogado e as instituições bancárias foram questionadas sobre a avaliação deste caso e se as vítimas serão ressarcidas. Assim que houver resposta a matéria será atualizada.
Especialistas alertam: desconfie de qualquer contato por mensagem ou ligação. A orientação sempre é ligar para o próprio advogado quando alguma chamada dessas ocorrer. Outro ponto de atenção é a urgência. Não caia no “Ah, precisa transferir agora”. O processo judicial demora meses e até anos.
Informações da repórter Luciana Leitch, da TV Vitória/Record.