Polícia

Golpista do amor enganava vítimas com vida de ostentação e luxo

Gustavo Peixoto Cordeiro teria feito cinco vítimas, entre homens e mulheres, no Espírito Santo

Leitura: 2 Minutos
Estelionatário do amor Espírito Santo
Imagem: PCES/Reprodução

O suspeito de cometer crimes de estelionato conhecidos como “estelionato sentimental” ou “golpe do amor”, Gustavo Peixoto Cordeiro, de 26 anos, teria causado prejuízo acumulado de R$ 5,7 milhões a cinco vítimas do Espírito Santo. Segundo a investigação, ele apresentava uma vida de luxo e ostentação como forma de atrair as vítimas.

O homem foi preso em São Paulo, no dia 23 de julho, para onde fugiu após descobrir que estava sendo investigado.

Segundo o titular da Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações (DEFA), delegado Fabiano Alves, ele se apresentava como empresário e se aproximava das vitimas para iniciar uma relação amorosa ou de amizade e, após conquistar a confiança delas, começava a tirar vantagem financeira.

Ele se aproximava das vítimas e apresentava algum tipo de riqueza. Levava as vítimas para passear, para jantares caros utilizava veículos de alto padrão e assim acabava conquistando as vítimas.

Ainda de acordo com o delegado, o suspeito usava o dinheiro das vítimas para manter o estilo de vida. Gustavo chegou a “vender” um veículo alugado para um amigo após descobrir que ele desejava comprar um carro novo.

“Ele conseguiu convencer um amigo a fazer o escaneamento do rosto, um reconhecimento facial, para passar este suposto carro para o nome dele, quando na verdade ele estava financiando um outro veículo no nome deste amigo”, explicou o delegado.

Uma das vítimas, dona de uma imobiliária, permitiu que Gustavo administrasse o negócio após o suspeito alegar já ter atuado como corretor de imóveis. Mesmo após vender duas, casas, Gustavo não repassou o valor ao proprietário ficando com os valores da transação.

CONFIRA A ENTREVISTA DO DELEGADO FABIANO ALVES:

Segundo a Polícia Civil, um milhão de reais em cheques de terceiros e documentos de uma das vítimas foram encontrados com Gustavo no momento da apreensão. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela 4ª Vara Criminal da Serra/ES.

Aline Gomes

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa e estudante de Publicidade e Propaganda na Unopar, atuou como head de copywriting, social media, assessora de comunicação e analista de marketing. Atua no Folha Vitória como Editora de Saúde desde maio de 2025.