Polícia

Grande Vitória teve 8 crianças e adolescentes baleados em ataques este ano

Um levantamento realizado com base nas matérias do Folha Vitória relembra as vítimas no Espírito Santo

Leitura: 8 Minutos
Alice Rodrigues e Sophia Vial morreram em ataques a tiros na Grande Vitória
Alice Rodrigues e Sophia Vial morreram em ataques a tiros na Grande Vitória. Fotos: Arquivos pessoais

Crianças e adolescentes têm sido vítimas recorrentes da violência armada no Espírito Santo. Seja por bala perdida ou em ataques a tiros, jovens têm sido atingidos por disparos de arma de fogo, principalmente na Grande Vitória, onde alguns deles chegaram a perder suas vidas.

O último caso foi registrado na tarde de domingo (24) e vitimou Alice Rodrigues, de 6 anos, em Balneário de Carapebus, na Serra, A criança estava com o pai e a mãe, que está grávida, voltando da praia quando criminosos confundiram o carro com o veículo de rivais e atiraram.

Durante os ataques, um dos tiros atingiu Alice, que chegou a ser levada no automóvel da família até o Hospital Materno Infantil da Serra, mas não resistiu e morreu.

Um levantamento, realizado nesta segunda-feira (25), por meio da reportagem do Folha Vitória aponta que oito crianças e adolescentes foram feridos ou mortos em atos de violência no ano de 2025 no Estado.

Relembre crianças e adolescentes mortas no ES

Jovem baleada enquanto voltava de supermercado

Uma adolescente de 15 anos foi baleada no dia 21 de março, no Bairro das Laranjeiras, em Jacaraípe, na Serra. Testemunhas contaram que a jovem voltava do supermercado e carregava uma sacola de ovos quando foi atingida por uma bala perdida.

Na época do crime, uma equipe da Polícia Militar informou que a adolescente não soube informar a autoria ou motivação do crime.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e socorreu a jovem para o Hospital Infantil Milena Gottardi, em Vitória.

Criança atingida durante tiroteio em praça

Na noite do dia 5 de abril, um menino, de 2 anos, foi baleado durante um tiroteio em uma praça no Centro do município de Sooretama, na região Norte do Espírito Santo.

Testemunhas relataram para a Polícia Militar que os disparos de arma de fogo teriam sido efetuados por suspeitos em uma praça no Centro.

A criança foi baleada, socorrida pelos pais e encaminhada para um pronto-socorro do município. Depois, foi transferida para um hospital de Linhares. 

Menino é baleado enquanto brincava na rua

Uma criança, de 6 anos, foi baleada durante um ataque a tiros ocorrido no dia 26 de abril no bairro Flexal II, em Cariacica. Além da criança, uma idosa de 69 anos ficou ferida e um homem foi morto durante a ocorrência.

Segundo a Polícia Civil, testemunhas contaram que os disparos partiram de criminosos que estavam em um carro que circulava pelo bairro, e o alvo seria o homem, que estava em uma motocicleta. Ele foi atingido e morreu no local.

Criança e quatro pessoas são baleadas em Vitória

Um tiroteio no Morro da Capixaba, no Centro de Vitória, deixou uma menina de quatro anos e outras quatro pessoas feridas na tarde do dia 18 de maio.

A menina, que não teve a identidade divulgada, passou por uma cirurgia e ficou no Hospital Infantil Milena Gottardi, em Vitória.

A mãe da menina baleada, um homem e outra mulher também ficaram feridos e foram encaminhados para o Hospital São Lucas. A quinta vítima foi atingida de raspão e não procurou atendimento médico.

Adolescente baleada dentro de academia de Vila Velha

Outro crime impressionante foi registrado em uma academia, no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica. Uma adolescente de 16 anos foi vítima de bala perdida e teve que passar por uma cirurgia para colocar uma placa na perna.

Jovem é atingida por tiro na perna dentro de academia
Jovem é atingida por tiro na perna dentro de academia. Foto: Reprodução/TV Vitória

O caso aconteceu na noite do dia 25 de junho e testemunhas contaram que tudo começou após uma moradora cancelar a compra de uma marmita. O motoboy responsável pela entrega teria se exaltado, alegando que a cliente se recusou a pagar pelo pedido.

A discussão se agravou quando outros motoboys foram até a casa da cliente e soltaram rojões em frente ao imóvel. Nesse momento, um disparo foi feito. A adolescente, que estava na academia do outro lado da rua, acabou sendo atingida.

Adolescente baleada ao sair da igreja com mãe e irmã na Serra

Uma adolescente, de 13 anos, foi baleada no braço no momento em que saía da igreja com a mãe e a irmã de um ano, no bairro Belvedere, na Serra. O caso foi registrado no dia 17 de julho e a jovem teve que passar por uma cirurgia para retirar a bala.

A família estava saindo da igreja quando homens não identificados passaram pela rua atirando. Durante a ocorrência, a jovem apenas percebeu que foi baleada no momento em que chegava no portão de casa.

Foto: Reprodução/TV Vitória

Manicure e adolescente são mortas durante ataque a tiros em Vila Velha

Um ataque a tiros terminou com a morte da adolescente, Sophia Vial, de 15 e da manicure Andressa Conceição, de 31 anos, no bairro Primeiro de Maio, Grande Santa Rita, em Vila Velha. O crime foi registrado no dia 9 de agosto.

Sophia voltava de um grupo de oração com a família no momento em que foi baleada. A menina de 15 anos chegou a ser socorrida e foi levada às pressas ao Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves, mas não resistiu.

Sophia Vial e Andressa Conceição (Foto: reprodução redes sociais)
Sophia Vial e Andressa Conceição foram assassinadas. Foto: Reprodução/Redes sociais

Após investigação, a Polícia Civil concluiu que as vítimas foram atingidas inocentemente e não possuíam ligação com o tráfico de drogas na região de Vila Velha e não eram os alvos dos criminosos.

O adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, delegado Cleudes Junior, revelou que atiradores possuíam outros alvos. “O alvo dos atiradores era outro, possivelmente um integrante do Terceiro Comando Puro (TCP), facção rival do Primeiro Comando de Vitória (PCV), que estava no local”.

Menina de 6 anos é assassinada em ataque a tiros na Serra

A menina Alice Rodrigues, de 6 anos, foi assassinada no domingo (24), em Balneário de Carapebus, na Serra. Ela estava no carro com o pai e a mãe, que está grávida, voltando da praia quando criminosos confundiram o veículo da família com o automóvel de rivais e atiraram diversas vezes, na tarde de domingo (24).

Um dos tiros atingiu a criança, que chegou a ser levada no carro da família até o Hospital Materno Infantil da Serra, mas não resistiu e morreu.

Alice Rodrigues, 6 anos, foi morta a tiro quando estava com a família no carro, em Balneário Carapebus
Alice foi morta em Balneário de Carapebus. Foto: Reprodução/TV Vitória

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o ataque foi realizado por integrantes da facção Primeiro Comando de Vitória (PCV), em guerra contra integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP).

Seis pessoas foram presas pelo ataque na Serra, entre elas uma advogada casada com um dos mandantes do ataque. O motorista e o atirador foram identificados e presos por uma equipe da Força Tática do 6º Batalhão (Serra) da Polícia Militar, em Cidade Continental.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória