Duas pessoas ficaram feridas e pelo menos 30 tiros foram disparados em um ataque armado realizado por facções que disputam o controle do tráfico de drogas no bairro Balneário de Carapebus, na Serra, na noite de sábado (13).
O tiroteio aconteceu na Rua das Acácias e na Travessa Cravo, mesmo local que há dias vem sendo alvo de bandidos. As cápsulas ficaram espalhadas pelas ruas, e as paredes de casas e comércios ficaram marcadas pelos tiros.
Segundo a Polícia Militar, as equipes foram acionadas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social do Espírito Santo (Ciodes) após diversas denúncias de populares que relataram os disparos.
Os militares chegaram ao local e conversaram com os moradores da região. Eles contaram que um homem e uma mulher tinham sido atingidos durante o ataque. As duas vítimas já tinham sido socorridas e levadas para um hospital. As equipes foram até a unidade médica e confirmaram a informação.
O homem foi baleado no joelho e na panturrilha. Já a mulher foi atingida por estilhaços. Segundo testemunhas, essa mulher teria acabado de sair do trabalho e esperava o ônibus quando foi surpreendida pela ação dos criminosos.
No bairro, algumas pessoas relataram aos policiais que os atiradores chegaram em um carro branco. Viaturas percorreram a região em busca do veículo.
O carro informado pelas testemunhas foi flagrado pelo cerco eletrônico em uma rodovia de Nova Almeida. Equipes foram à região, mas não conseguiram prender os suspeitos.
Guerra de facções pelo tráfico de drogas
Segundo as investigações da polícia, o ataque estaria relacionado à disputa pelo tráfico de drogas entre facções rivais.
A região vive uma onda de violência na disputa travada entre traficantes do Primeiro Comando de Vitória (PCV) e o Terceiro Comando Puro (TCP), cujo caso de maior repercussão foi a morte da menina Alice Rodrigues, de 6 anos, no dia 24 de agosto.
Na ocasião da morte da criança, o titular da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, delegado Rodrigo Sandi Mori, explicou durante coletiva de imprensa o contexto de violência vivido na região.
O PCV domina os bairros Lagoa de Carapebus, Praia de Carapebus, Bicanga e Cidade Continental. Já Balneário de Carapebus é controlado pelo TCP e alvo da organização criminosa rival.
Crime anterior
Na última quinta-feira, um homem identificado como Diego Clemente Barcelos Costa, de 30 anos, foi morto a tiros na mesma rua onde o ataque deste fim de semana aconteceu. Ele foi baleado várias vezes nas costas e morreu no local.
Um adolescente de 15 anos, que estava com Diego, também foi atingido. Segundo o pai, o menor precisou passar por cirurgia, mas não corre risco de morte.
A Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da DHPP da Serra e até o momento nenhum suspeito foi detido. A população pode ajudar com informações de forma sigilosa por meio do Disque-Denúncia, no telefone 181.
*Com informações da repórter Suellen Araújo, da TV Vitória/Record