Um homem foi detido em flagrante após ser visto matando um gambá a pauladas no meio da rua no bairro Riviera da Barra, em Vila Velha.
O suspeito foi flagrado por moradores que filmaram a ação e acionaram a polícia, que foi até o local.
Inicialmente o homem afirmou aos policiais que matou o gambá porque o animal havia sido atropelado, e queria acabar com o sofrimento dele. Apesar disso, caiu em contradição e afirmou ter cometido o crime sem motivo.
Segundo o o titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Leandro Piquet, o homem teria matado o gambá simplesmente pelo animal ter ido em sua direção.
“Inicialmente ele falou que matou porque o gambá tinha sido atropelado e ele queria abreviar o sofrimento, mas de cara nós desmascaramos essa história, ele matou o gambá simplesmente porque o gambá foi na direção dele. Um grande absurdo, sem fundamento, você não pode matar um animal porque ele foi na sua direção. Se não te oferece perigo, saia de perto”,
Gambás são inofensivos para seres humanos
Uma ativista dos direitos dos animais, Sabrina Leonel, explicou que os gambás são totalmente inofensivos para os seres humanos.
Mais do que isso, os gambás ajudam no controle de pragas e são predadores naturais de animais peçonhentos, como cobras e escorpiões.
O gambá é um animal silvestre, um regulador do ecossistema, então cobras peçonhentas, escorpiões, vários outros animais, como ratos, eles caçam esses animais. Eles estão ali para equilibrar. O gambá não vai fazer mal para você, ele está ali para te ajudar. Ele não transmite nenhuma doença, é imune à raiva, então estamos falando de um animal que está aí para ajudar o ser humano. Não fala mal, é a época de reprodução.
O suspeito foi levado à Delegacia Regional de Vila Velha, onde assinou um termo circunstanciado e na sequência foi liberado.
Ele foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos e caso processado, poderá responder em liberdade.
*Com informações do repórter Caio Dias, da TV Vitória/Record