
Um homem, de 56 anos, foi detido por agentes da Guarda Municipal de Vitória, no domingo (20), após ameaçar matar a própria irmã. A equipe prendeu o suspeito após a vítima acionar o botão do pânico.
A coordenadora do Grupamento de Apoio Operacional (Gaop) da Guarda de Vitória, Fabiana Souza, explica que a ameaça foi feita durante uma briga por conta de um relógio de água. O bairro não foi divulgado para não expor a vítima.
“Ao chegarmos no local, encontramos a vítima em estado de nervosismo, chorando e tremendo. Ela nos relatou que a discussão iniciou em razão de um relógio de água, mas que terminou com ameaças graves à sua integridade”, explicou a coordenadora do Gaop.
Além de indicar o local exato onde está a vítima, o botão também passa a gravar todo o ambiente assim que é acionado.
O suspeito foi conduzido para a Delegacia Regional de Vitória.
Vitória tem 22 botões do pânico ativos
O botão do pânico é uma ferramenta de proteção para mulheres que possuem medidas protetivas de urgência. Com ele, a vítima pode acionar, em tempo real, a Guarda de Vitória em situações de risco iminente.
Atualmente, a capital conta com 22 botões ativos ligados diretamente à Central de Monitoramento da Guarda de Vitória.
A comandante da Guarda Municipal de Vitória, Dayse Barbosa, destaca que a dar uma resposta rápida ao acionamento do Botão do Pânico é uma prioridade para a Guarda de Vitória. “Cada minuto conta quando estamos falando de salvar vidas. Atuamos de forma técnica, acolhedora e integrada para garantir que essas mulheres não estejam sozinhas.”