Um homem foi preso na noite de quarta-feira (1º) após provocar confusão e depredar equipamentos no Pronto Atendimento (PA) de São Pedro, em Vitória. Identificado como Pablo Rodrigo, ele foi conduzido pela Guarda Municipal depois de invadir consultórios, quebrar monitores e chutar vidros na recepção da unidade de saúde.
Segundo relato de testemunhas e registro da ocorrência, Pablo chegou ao PA por volta das 16h para buscar atendimento para sua esposa, que está grávida de sete meses e sofria fortes dores.
Ele afirmou que o atendimento demorou mais de quatro horas, apesar de a gestante ter recebido pulseira laranja, prioridade de urgência no atendimento.
Em entrevista a TV Vitória, Pablo explicou a situação:
Cheguei no hospital por volta de 4h15, fizemos a ficha da minha esposa e ficamos esperando. Ela estava com muita dor. Passaram-se seis, sete horas quando deu 8h25 da noite, a gente não tinha sido atendido ainda. O médico que estava no consultório só tinha um atendimento acontecendo e chamou outra paciente com pulseira verde antes da minha esposa.
Pablo Rodrigo

Segundo ele, ao questionar a situação, foi chamado o segurança do local, o que o irritou. “Eu cheguei na boa, pedi licença para entrar. Ele (o médico) não me respondeu nada, só chamou o segurança como se eu fosse assaltar o local. Eu me alterei e acabei quebrando as coisas lá dentro”, afirmou Pablo, reconhecendo o erro, mas justificando a atitude:
Se falar que eu me arrependo, não me arrependo. É um descaso muito grande. Eu estava com minha filha desde as 4h da tarde, chorando de fome. Eu pedi atendimento várias vezes.”
Pablo Rodrigo
Imagens do local mostram Pablo invadindo o consultório número 6 e, em seguida, destruindo monitores na área de classificação. Ele também chutou o vidro da recepção, que ficou completamente destruído.
Após o episódio, Pablo deixou o PA e procurou atendimento no PA da Praia do Suá, onde sua esposa foi acolhida pela equipe médica.
O que diz a Secretaria de Saúde
A Secretaria de Saúde de Vitória informou, por nota, que a paciente chegou ao PA de São Pedro às 19h27. Por volta das 20h30, o seu acompanhante começou a danificar os monitores e quebrou vidros da recepção do PA. Às 20h51, a paciente foi chamada pelo médico e não entrou para o atendimento.
Segundo a secretaria, como a paciente não entrou, o médico chamou outra pessoa que aguardava atendimento. Durante essa consulta, a secretaria informou que o acompanhante chutou a porta do consultório médico e ameaçou o profissional e o paciente que estava sendo atendido. Após o ocorrido, a paciente e o acompanhante deixaram a unidade.
A secretaria reforçou que o atendimento foi mantido no PA, sem prejuízo aos demais pacientes. Os monitores já foram substituídos na noite de quarta (1º) e o vidro da recepção será trocado nesta quinta-feira (2).
Imagens ajudam na identificação
A Guarda Municipal conseguiu identificar Pablo a partir das imagens e conduziu-o à Delegacia Regional de Vitória. Segundo o registro, ele apresentava lesões no pé direito e na panturrilha, mas recusou atendimento médico oferecido.
Por nota, a Polícia Civil informou que Pablo foi autuado em flagrante por dano ao patrimônio público e encaminhado ao centro de triagem de Viana.