Um homem de 34 anos foi preso após tentar pegar uma criança de dois anos de idade dos braços do pai, que caminhava com o filho e a esposa no bairro Soteco, em Vila Velha, na tarde de terça-feira (16).
O pai da criança contou à reportagem da TV Vitória que a esposa estava com o filho mais novo no carrinho e ele caminhava de mãos dadas com o garotinho em direção à praça quando foram surpreendidos pelo suspeito. Eles estavam na Avenida Ministro Salgado Filho.
“Eu fui abordado por esse cidadão, ele tentou tomar meu filho, estávamos passeando e aí ele agarrou meu filho, que começou a chorar. Quando eu vi, eu falei: ‘Solta meu filho!’. Ele não queria soltar e estava querendo arrastar meu filho, quando eu o empurrei”, relatou o pai, que pediu para não ser identificado.
O homem afirma que passou um grande susto e chegou a entrar em luta corporal com o suspeito. “No momento, eu só pensava no meu filho. Eu não ia soltá-lo de jeito nenhum. O que eu prezo mais é a segurança da minha família e do meu filho. Eu não vou deixar ninguém fazer mal a eles”, desabafou.

Suspeito fugiu, mas acabou preso
Depois de tentar tirar a criança dos pais, o homem fugiu para a própria casa, que fica no mesmo bairro onde tudo aconteceu, mas acabou sendo localizado pelos agentes da Guarda Municipal. Segundo a Guarda, no imóvel, o suspeito ameaçou os agentes com uma faca.
“Foi feito contato com o irmão desse rapaz, que autorizou a nossa entrada na residência. Foi questionado por que ele tentou pegar a criança. Ele, em todo momento com a faca na mão, resistiu à prisão. Nesse momento, foi dada voz de prisão a ele. Ele soltou a faca, a gente algemou e conduziu ao DPJ”, contou o agente Aguiar.
Ainda de acordo com a Guarda, o suspeito tem passagens pela polícia. Ele acabou detido e foi levado para a Delegacia Regional de Vila Velha, onde alegou que pensou que o menino era filho dele.
Mãe afirma que rapaz tem esquizofrenia
A mãe do rapaz detido afirma que ele tem esquizofrenia. Segundo ela, o filho é formado em geologia, mas, após a formatura, ficou doente. Ela mostrou as medicações que ele toma e pediu ajuda para interná-lo.
“Eu preciso que alguém entenda que ele precisa ser internado. Ele não é um vagabundo, ele é um geólogo e tem diploma. Ele só adoeceu e está sozinho, abandonado, porque eu, sozinha, não estou conseguindo cuidar dele”, desabafou a mãe, que também pediu para não ser identificada.
Veja entrevista da mãe do suspeito à TV Vitória:
Mulher teme tragédia
A mãe diz ainda que, por não saber do problema de saúde do rapaz, muita gente acaba agredindo-o e que teme que o filho acabe cometendo uma tragédia.
“Vai acontecer. Isso aqui é como ele fala, é uma coisa que já está escrita, já está para acontecer. Só Deus sabe o dia e a hora que vai acontecer, mas vai. Ele pegou a panela de água fervendo no fogão e jogou nele mesmo. Eu saio de casa, minha filha sai de casa porque ela tem medida protetiva. Então, para ele não sair, porque é a casa dele, quem sai somos nós; a gente paga aluguel”, relatou a mãe.
A Polícia Civil informou que o suspeito foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio qualificado cometida contra menor de 14 anos e resistência. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional.
*Com informações da repórter Rafaela Patrício, da TV Vitória/Record.