Um homem de 35 anos foi preso no bairro São Geraldo, em Cariacica, após descumprir uma medida protetiva ao buscar o filho de 6 anos na escola sem autorização judicial.
A mãe da criança, de 28 anos, pediu ajuda aos agentes da Guarda Municipal logo após perceber que o ex-marido havia levado o menino da unidade de ensino, nesta segunda-feira (17).
Segundo a mulher, há um acordo judicial que define que, a cada semana, um dos responsáveis deve buscar o filho na escola. Nesta semana, era a vez da mãe.
Ainda assim, o pai teria alegado por mensagem que a coordenação da escola teria pedido para que ele buscasse o garoto, o que a mãe nega.
Ao chegar à unidade de ensino, ela encontrou o ex-companheiro em frente ao local. Para manter distância, devido à medida protetiva vigente desde 2022, a mulher pediu apoio aos agentes da Guarda Municipal que estavam próximos. Quando ela retornou à escola com os guardas, o homem já havia deixado o local com a criança.
A mulher e os agentes seguiram até a residência do suspeito. Ela relatou ter sido casada com ele por sete anos e que o documento que proíbe a aproximação já foi descumprido diversas vezes.
Avó foi até a esquina entregar a criança
Na casa, o menino foi entregue à mãe pela avó paterna, que aguardava em uma esquina para manter a distância estipulada. A vítima afirma que foi ofendida pela família no momento da entrega da criança.
Logo que viu o filho ser entregue à ex-mulher, o suspeito tentou se aproximar e recebeu voz de prisão, mas se escondeu dentro da casa. A abordagem foi dificultada pelo pai dele, que inicialmente impediu a entrada dos agentes. Após negociação, o acesso foi liberado.
Mesmo assim, o homem resistiu, desacatou os guardas e só foi contido após muita insistência, segundo a Guarda Municipal de Cariacica.
O suspeito foi encaminhado para a Delegacia Regional de Cariacica e autuado por descumprimento de medida protetiva, desacato e resistência.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record.
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel