Um idoso, de 61 anos, foi preso em flagrante, na tarde de terça-feira (09), após ter arremessado três filhotes de gato recém-nascidos em um valão no bairro São Francisco, em Cariacica. Os animais morreram na hora.
Segundo o relato encaminhado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Contra Maus-Tratos aos Animais, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o idoso teria arremessado os gatos em um valão próximo de sua residência. O suspeito confessou o crime à equipe da CPI e disse que o fez a pedido da mãe.
A comissão foi até o local, acompanhada da Guarda Municipal de Cariacica, onde os corpos dos três filhotes foram encontrados submersos no valão. Dentro da residência, foi encontrada a mãe, uma gata preta, lactante, ao lado de um filhote sobrevivente. A fêmea e o filhote foram resgatados e deixados sob responsabilidade de uma pessoa até a conclusão das investigações.

A deputada estadual Janete de Sá (PSB), presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal e da CPI de Maus-Tratos contra os Animais da Assembleia Legislativa, classificou o crime como “brutal”.
Os gatinhos eram recém-nascidos. Uma crueldade sem tamanho e, pior, a pedido de uma mãe, que deveria zelar pela vida. A gatinha, que estava amamentando, perdeu seus filhotes de forma brutal.”
Janete de Sá, deputada estadual
O suspeito foi detido em flagrante. Janete de Sá afirmou que solicitou o indiciamento do idoso pelo crime de maus-tratos, com pena de dois a cinco anos de prisão.
A CPI acionou a Polícia Científica para realizar a necropsia dos animais, a fim de identificar detalhadamente a causa da morte e dar início às investigações.