
Os criminosos mais procurados do país que estão foragidos agora estão com os rostos estampados em um site criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A medida, divulgada na segunda-feira (08), também lista nomes do Espírito Santo, como “Irmão Vera” e “MK”.
Em cada estado, oito alvos prioritários foram definidos a partir de uma matriz de risco que considerou fatores como a gravidade e a natureza do crime, eventual vínculo com organizações criminosas, múltiplos mandados de prisão e atuação interestadual.
Do território capixaba, os foragidos mais procurados presentes na lista são:
- Alvino Pinheiro Bastos: é considerado líder do tráfico de drogas do Morro do Jaburu, em Vitória. Possui mandado de prisão em aberto por homicídio.

- Bruno Gomes Faria, um dos irmãos Vera: líder do tráfico de drogas do Morro do Macaco, Itararé, Santos Dumont, entre outros locais, em Vitória, além de Nova Almeida, na Serra. Mandados de prisão em aberto por homicídio, tráfico de drogas e corrupção de menores.

- Bryan Lyrio Deolindo: chefe do tráfico de drogas em municípios da região Norte. Mandado de prisão em aberto por homicídio e tráfico de drogas.

- Cassio Lorencini Martins, mais conhecido como “Cassinho“: líder do tráfico de drogas na região de Guaranhuns, em Vila Velha. Mandado de prisão em aberto por homicídio.

- Eduardo Luiz Dias dos Santos, o Dudu Coroa: líder do tráfico de drogas em Nova Rosa da Penha, Cariacica. Mandado de prisão por homicídio e tráfico de drogas.

- Marcos Luiz Pereira Junior, mais conhecido como “MK”: um dos líderes do tráfico de drogas da organização criminosa comandada por Bruno Gomes Faria. Mesma área de atuação. Mandado de prisão por tráfico de drogas.

- Paulo Luiz de Souza Cardoso, mais conhecido como “PL”: atua no tráfico de drogas do Morro da Boa Vista, em São Torquato, Vila Velha. Evadido do sistema prisional.

- Sergio Raimundo Soares da Silva Filho, o “Serginho Cauê”: ele é chefe do tráfico de drogas no Bairro Industrial, em Viana, e de regiões da Serra. Ele é responsável pelos últimos ataques realizados em Balneário de Carapebus e possui mandado de prisão em aberto por homicídio e tráfico de drogas.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) informou que todos os nomes selecionados são de criminosos que possuem função de liderança em organizações criminosas do Espírito Santo.
Dentro do programa Estado Presente em Defesa da Vida, o eixo de proteção policial tem como uma das estratégias a prisão qualificada de indivíduos que chefiam o crime organizado em todo o Estado.
Desde 2019, com a retomada do programa, já foram diversos criminosos alcançados e presos, que culminaram com a desarticulação de núcleos de facções e a resolução de diversos conflitos causados pela disputa por pontos de venda de drogas.
Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp)
Site faz parte do Programa Captura
O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que o site faz parte do Programa Captura, que é uma ação de articulação nacional voltada à identificação, localização e prisão de criminosos considerados de alta periculosidade.
Ainda de acordo com a pasta, a implementação representa um esforço conjunto, entre as esferas federal e estaduais, para aprimorar a segurança pública e combater de forma mais eficaz as organizações criminosas no Brasil.