Seis jovens foram flagrados pichando o muro de um prédio na Praça Ubaldo Ramalhete, no Centro de Vitória, na noite de quinta-feira (16). Dois adultos foram e quatro adolescentes apreendidos.
O grupo foi monitorado pelas câmeras da Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal, que acionou uma equipe para o local.
Por volta das 21h, as câmeras registraram o momento em que um dos jovens usava tinta spray para pichar o muro, enquanto outros observavam. Minutos depois, os agentes chegaram e abordaram o grupo.
Segundo a Guarda, seis pessoas participavam da pichação, sendo quatro menores de idade.
Com os jovens, foram apreendidas latas de tinta spray, canetas e uma bisnaga de pigmento, materiais que estavam sendo utilizados nas pichações. Na mesma região, a equipe identificou outros sinais de vandalismo, inclusive em uma estátua que homenageia Pedro Nolasco.

De acordo com a Polícia Civil, os adolescentes – três garotos de 16 e 17 anos e uma garota de 17 anos, foram levados para a Delegacia Especializada de Adolescentes em Conflito com a Lei (Deacle), onde assinaram um Boletim de Ocorrência Circunstanciado por ato infracional análogo ao crime de pichação.
Após o compromisso de comparecimento ao Ministério Público, eles foram liberados às famílias.
Já os dois maiores, de 22 e 27 anos, assinaram um Termo Circunstanciado pelo mesmo crime, pichar, grafitar ou conspurcar edificação ou monumento urbano, e foram liberados após o registro, comprometendo-se a comparecer em juízo.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos, com informações do repórter Gabriel Cavalini, da TV Vitória/Record