
A Polícia Civil prendeu Thiago Reis dos Santos, de 37 anos, apontado como líder da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) na região da Grande Santa Rita, em Vila Velha. Conhecido como “Thiago Jão” e considerado extremamente perigoso pelas forças de segurança, ele seria o mandante das quatro tentativas de homicídio, segundo as investigações.
As vítimas são quatro jovens, de 15, 17, 19 e 24 anos, que foram alvejadas em 5 de março deste ano, no bairro Vila Garrido, em Vila Velha. A Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) concluiu as investigações.
Thiago Jão possui registros policiais por tráfico, homicídios e aliciamento de menores. Ele foi preso em 15 de agosto na Praia de Itaparica, em Vila Velha.
O outro suspeito é um adolescente de 17 anos, que foi apreendido pela polícia em 10 de agosto, em Santa Rita, Vila Velha. Ele teria sido o autor dos disparos do atentado em Vila Garrido, em março.
Entenda como foi o ataque em Vila Velha
As vítimas contaram para a polícia que estavam juntas em uma rua em Vila Garrido, quando foram surpreendidas por um rapaz, que os abordou com disparos de arma de fogo. Os dois menores de idade, que são irmãos, foram atingidos pelos disparos, enquanto os outros dois alvos conseguiram fugir.
Ainda segundo as vítimas, no momento do ataque, o atirador teria gritado “É a tropa do Jão”, sinalizando que o crime havia sido encomendado por Thiago Jão. O suspeito de 17 anos foi identificado pela polícia, apreendido e confessou o crime.
Segundo o delegado da Polícia Civil, Cleudes Júnior, o adolescente autor dos disparos era do TCP e o ataque tinha como alvo duas das vítimas. A região de Vila Garrido, atualmente, está sob o domínio do Primeiro Comando de Vitória (PCV).
O líder do TCP, Thiago Jão, possui algumas passagens pela polícia. Da última vez, em agosto, ficou preso provisoriamente, foi liberado e preso novamente menos de 24 horas depois. Ele está preso desde então, quando foi detido em um carro blindado na Praia de Itaparica.
“Já tínhamos os endereços e veículos prováveis dele e um dos veículos foi localizado. Foi realizada a abordagem ao criminoso que tinha saído e estava novamente com mandado de prisão. O que nos espanta é que ele estava em um carro blindado, para se colocar em proteção de outros criminosos e de uma possível abordagem”, disse o tenente-coronel Walter Francisco.
Thiago tem atuação no tráfico nacional e internacional de drogas, tráfico de armas e envolvimento em uma série de mortes e ataques.
É um criminoso de alta periculosidade, que atua na região de Vila Velha há mais de uma década. Chegou a ficar preso e foragido no Paraguai, de onde mandava armas e drogas para Vila Velha.
Cleudes Júnior, delegado.
*Com informações da repórter Luciana Leicht, da TV Vitória/Record.