A mulher de 23 anos que foi presa após os três filhos serem encontrados abandonados em uma casa na Serra, na noite de sexta-feira (3), foi solta por decisão da Justiça. A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou que ela recebeu alvará de soltura no domingo (5).
O Conselho Tutelar informou, nesta segunda-feira (6), que as crianças continuam acolhidas institucionalmente.
Veja vídeo que mostra as condições em que a casa foi encontrada:
Entenda o caso
Na ocasião da prisão, duas meninas, de 8 e 2 anos, e um garoto, de 5 anos, foram encontrados sozinhos dentro de uma residência no bairro Serramar. O imóvel é alugado, e as crianças foram localizadas em condições insalubres.
O imóvel estava em completo estado de abandono, com bagunça nos quartos, restos de comida estragada e um forte odor impregnado no ambiente.
Segundo relatos, a dona do imóvel havia alugado a casa há cerca de um mês para a mãe das crianças. Desde então, vizinhos relatam que a mulher praticamente abandonou o local. As crianças, segundo testemunhas, não frequentam a escola e não têm convívio social adequado.
Em entrevista exclusiva ao Balanço Geral-ES, da TV Vitória/Record, uma vizinha relatou que a mulher ia ao local a cada dois dias.
“Abri o portão e falei que a dona do imóvel havia autorizado a quebra do cadeado. Eles entraram, se depararam com as três crianças naquela situação insalubre, em meio ao lixo, sem alimentação, sem noção da vida por falta de convivência social. Faz um mês que ela mora aqui e um mês que as crianças ficam trancafiadas dentro de casa. Ela vinha a cada dois dias, trazia um pão e sumia”, disse a vizinha.
Segundo o Conselho Tutelar, a família teria vindo da Bahia há cerca de três meses.
Mãe foi autuada por abandono de incapaz
Quando a Polícia Militar chegou ao local, a mãe das crianças estava alterada e, ao perceber a presença dos agentes, tentou reagir, alegando até mesmo que a casa estava limpa.
O Conselho Tutelar encaminhou as crianças para um local seguro, onde receberam atendimento e proteção.
Na ocasião, a mulher foi detida e conduzida à Delegacia Regional da Serra, onde foi autuada em flagrante pelo crime de abandono de incapaz. A Polícia Civil informou que ainda investiga o paradeiro do restante da família, incluindo o pai das crianças.
As investigações também vão esclarecer há quanto tempo as crianças estavam nessa situação e identificar todas as circunstâncias do abandono.
*Com informações da TV Vitória/Record.