Sete pessoas foram detidas, drogas e armas foram apreendidas na “Operação Castelo”, deflagrada pelas polícias Civil e Militar, na manhã desta sexta-feira (14), em São Mateus, no Norte do Espírito Santo.
Mais de 100 agentes de segurança pública participam da ação. As equipes cumprem mandados contra traficantes que ameaçaram policiais após a morte de um suspeito armado em outubro.
Os sete detidos foram levados para a Delegacia de São Mateus. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), as ocorrências estão em andamento e, após finalizadas, serão divulgados os procedimentos adotados pelo delegado.
No total, 21 mandados de busca e apreensão são cumpridos por policiais civis, militares e penais no bairro Residencial Villages. Uma aeronave do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) auxilia na operação.
A operação ainda apreendeu 354 pedras de crack, 89 gramas de crack fracionado, 210 pinos de cocaína, dois pés de maconha e cinco porções de maconha. Também foram encontradas uma pistolas com dois carregadores, três submetralhadoras de fabricação caseira, um revólver e 25 munições.

A operação foi deflagrada pela Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN) e pela 18ª Delegacia Regional de São Mateus, em conjunta com o 13º Batalhão da Polícia Militar, após o setor de inteligência detectar ameaças contra agentes de segurança pública como represálias a morte de um homem armado em 16 de outubro no bairro.
A operação segue em andamento na manhã desta sexta. Ainda não há balanço oficial sobre prisões e apreensões.