Homem atirou pedra contra o pinscher no último sábado (18) na Serra. Foto: Câmera de segurança/ Reprodução
Homem atirou pedra contra o pinscher no último sábado (18) na Serra. Foto: Câmera de segurança/ Reprodução

O pinscher Erus, cachorro que foi atingido por uma pedrada, morreu nesta quinta-feira (23) depois de passar quatro dias internado. Na manhã do último sábado (18), um homem foi filmado jogando uma pedra contra o cão, em uma rua no bairro Divinópolis, na Serra.

O agressor se apresentou à polícia na manhã desta terça-feira (21), não ficou preso por estar fora do flagrante, e se compromeu a arcar com os custos do tratamento do animal.

Imagens mostram homem jogar pedra em Erus:

Segundo o tutor, o responsável por atingir o pinscher é morador do bairro. As imagens mostram Erus brincando com uma menina e outro cachorro dentro de casa. Eles correm para o lado de fora, onde o homem estava passando com uma sacola na mão.

Em determinado momento, ao notar que os cachorros andam em sua direção, o agressor pega uma pedra e atinge o cão de pequeno porte, que cai na hora. O suspeito notou que o pinscher estava caído no chão e continuou andando, sem prestar socorro.

A gente almoçou e estava conversando com os familiares. Minha irmã saiu, deixou o portão aberto e o cachorrinho a acompanhou. Na volta, ele foi na direção do rapaz na rua. Chegando ao local, o rapaz deu uma pedrada no cachorro”

Tutor de Erus

O cachorro precisou ser internado porque não conseguia ficar em pé e estava desorientado. Após quatro dias de internação, Erus não resistiu e morreu. Ele era o cachorro de estimação da criança que brincava com ele no momento da violência.

Pena pode ser agravada após a morte do cão

O caso gerou indignação entre os moradores da região, que denunciaram a ocorrência às autoridades.

Segundo a Polícia Civil, o homem já respondia pelo crime de maus-tratos, com pena prevista de dois a cinco anos de prisão, multa e perda da posse de animais, pela pedrada contra o cachorro.

Com a morte de Erus, ele irá responder por um aumento de pena de um sexto a um terço. A Polícia Civil reforçou o compromisso de combate aos maus-tratos contra os animais.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).