operação fim da linha prende dois suspeitos na Serra
Policiais civis prenderam dois suspeitos na Serra (Foto: Divulgação/ Sesp)

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) apresentou à Justiça a denúncia contra 28 investigados da Operação Fim da Linha, deflagrada para apurar a atuação de suspeitos de envolvimento com facções criminosas e com o tráfico de drogas no Espírito Santo.

Com o recebimento da denúncia, os investigados passam agora à condição de réus e responderão pelos crimes atribuídos no âmbito do processo judicial.

Segundo o Ministério Público, a acusação foi estruturada a partir das investigações conduzidas no decorrer da operação, que reuniram elementos suficientes para a formalização da denúncia.

Réus foram divididos em núcleos

Os réus foram divididos em núcleos, conforme a atuação e o grau de envolvimento de cada um nas condutas investigadas. Entre os núcleos estão: liderança, gerência, escolta/plantão, apoio periférico.

O Ministério Público destacou que a separação nos núcleos tem a intenção de individualizar as responsabilidades e facilitar a análise do Judiciário sobre a participação de cada denunciado.

Como um exemplo da separação, o primeiro núcleo, segundo a denúncia, concentrava a cúpula de comando da organização criminosa “Tropa da França”, responsável pela direção estratégica, gestão financeira e imposição da violência.

A maioria dos membros é oriunda do bairro Santa Rita de Cássia (Serra/ES), de
onde coordenam as operações no vizinho município de Fundão.

Ministério Público do Espírito Santo (MPES)

O grupo seria liderado por Evanildo Salles Meireles Júnior, o “Juninho Pantanal” ou “Magrinho”, tendo Juliano Oliveira Meirelles como segundo em comando. A Promotoria aponta ainda a atuação de gerentes operacionais responsáveis pela logística, vigilância e coordenação das atividades do tráfico em Fundão.

Além da apresentação da denúncia, o Ministério Público também requereu à Justiça a manutenção da prisão de todos os réus, argumentando que a medida é necessária para garantir a ordem pública e a regular tramitação do processo.

Quem são os denunciados pelo MP?

  1. Evanildo Salles Meireles Junior
  2. Juliano Oliveira Meireles
  3. Cleiton Lucas de Abreu Costa
  4. Jeferson Lima Rocha Barbosa
  5. Emanuel Calebe Abreu Salles
  6. Jacksom Lopes de Souza
  7. Terciane Soares
  8. Maycom Correa Fernandes
  9. Juliano dos Santos Paulino
  10. Vinicius de Assis Rodrigues
  11. Diego Alves Baleeiro
  12. Erik Gabriel Almeida da Silva
  13. Luiz Gabriel de Oliveira Silva
  14. José Gustavo dos Santos Ribeiro
  15. Ramon Inacio Monteiro da Silva
  16. João Vitor Coutinho Pina
  17. Kaique Pires Ferro
  18. Vitor Ramos Tomé
  19. Flavio Gabriel Eduardo Gomes
  20. Júlio Cezar dos Santos Gomes
  21. Tallysson Filipe Lima da Silva
  22. Júlio Cesar Broetto Laghasse
  23. Paulo Ricardo Santos Silva
  24. Luan Lima Rodrigues
  25. Kayke Tadeu Alvarenga dos Reis
  26. Crisley Oliveira Gomes
  27. Ralf de Oliveira Souza
  28. Cícero Costa Silva
Investigações revelaram organização criminosa em Fundão

As apurações levaram à prisão de dezenas de suspeitos e à desarticulação de uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas no município de Fundão.

Segundo a investigação, o grupo, identificado como “Tropa do França”, é vinculado ao Comando Vermelho e exercia hegemonia sobre o tráfico de drogas em Fundão, com atuação nos bairros Campestre, Santo Antônio e Orly Ramos.

Ao longo de 2025, a Polícia Civil realizou diversas apreensões de drogas, prisões e ações de inteligência, que permitiram documentar o modo de atuação do grupo e identificar seus núcleos operacionais.

Também foi apurado que o grupo criminoso se aproveitava da peculiar geografia local, que dificultava as incursões policiais, pois a região conta com morros, becos e vielas e é rodeada por matas.

Ministério Público do Espírito Santo

As apurações também indicam que o grupo exercia controle territorial por meio de violência e intimidação, impondo um poder paralelo à população local.

Operação Fim da Linha

A operação iniciou-se no mês de abril de 2025, com apreensão de drogas e armas em uma área de mata.

Em novembro, a terceira fase prendeu 20 suspeitos de integrar a organização criminosa “Tropa do França” em Fundão, Serra, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Vila Velha e Colatina.

Já no mês de dezembro, a quarta fase prendeu mais dois alvos na Serra. Os homens possuíam mandados de prisão preventiva sendo investigados por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas e com homicídios.

A reportagem do Folha Vitória tenta contato com a defesa dos investigados na operação Fim da Linha no Espírito Santo. O espaço segue aberto para manifestação.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória