Brad Pitt
Ator Brad Pitt. Foto: Reprodução/Instagram

Uma mulher foi vítima de um golpe virtual envolvendo o astro de cinema americano Brad Pitt. A moradora de São Valetim, no Rio Grande do Sul, foi vista no aeroporto de Erechim, no Norte do Estado, onde iria “encontrar” o ator.

A vítima foi abordada por policiais militares na véspera de Natal (24), após os agentes perceberem um carro estacionado no aeroporto, porém não havia voos programados para aquele horário.

Em um vídeo gravado no momento da abordagem, a mulher disse que aguardava a chegada de Pitt, que mantinha um relacionamento virtual com ela há dois meses e que estava no local para buscá-lo.

Ela afirmou que os dois tinham planos de passar alguns dias em um hotel e depois seguir para São Valentim. Inclusive, segundo a vítima, os planos incluíam casamento.

Ao ser questionada sobre o suposto relacionamento com o ator, a mulher afirmou que os dois já fizeram chamadas de vídeo.

Faz dois meses que a gente começou a ter uma relação pela internet (…) Eu viria buscar ele aqui (…) A gente ia ficar em um hotel aqui em Erechim, até depois de amanhã. Depois eu ia para São Valentim. Eu vou falar o que nós conversávamos: o plano era a gente se casar e morar aqui em Erechim ou São Valentim (…) Eu tenho certeza que eu falei com Brad Pitt mesmo porque falei várias vezes com ele por videochamada. Então quando tu faz uma videochamada, tu não tem como colocar outra pessoa para falar contigo. Então, eu tenho certeza que com ele eu falei.

Mulher que caiu no golpe.

A vítima nega ter feito qualquer transferência bancária para o homem e destacou que ele nunca pediu nenhuma quantia para ela.

Os policiais militares informaram à mulher sobre possibilidade de se tratar de um golpe, com risco de roubo ou sequestro, e sobre o uso de Inteligência Artificial (IA), que podem simular rostos e vozes, neste tipo de crime.

Os agentes também reforçaram a importância de registrar um boletim de ocorrência, mesmo que não tenha havido roubo.

Golpe do Brad Pitt

Anteriormente, uma francesa de 53 anos, identificada como Anne, também foi vítima de um golpista que se passou pelo ator. Na ocasião, a mulher perdeu U$ 850 mil (cerca de R$ 5,2 milhões).

O caso envolveu imagens manipuladas por IA que fizeram Anne acreditar que estava em um relacionamento com o verdadeiro Pitt.

Nas mensagens, os golpistas alegaram que o astro precisava de dinheiro para pagar um tratamento renal, já que suas contas estavam congeladas devido ao divórcio com a também atriz estadunidense Angelina Jolie.

O golpe contra a francesa começou em setembro de 2023, quando ela recebeu uma mensagem no Instagram atribuída a mãe do ator, Jane Etta Pitt, após postar fotos esquiando. Em seguida, Anne foi “apresentada” ao ator.

O homem que aplicou a fraude propôs casamento e chegou a pedir que Anne largasse seu marido milionário, com quem ela vivia um relacionamento em crise.

Em janeiro de 2025, a mulher descobriu, utilizando um site de rastreamento de golpistas, que os suspeitos foram localizados na Nigéria, país em que os golpes digitais são frequentes.

Com a repercussão do crime sofrido por Anne, um porta-voz do verdadeiro Brad Pitt declarou: “É terrível que golpistas se aproveitem do vínculo forte entre fãs e celebridades. Isso serve como um importante lembrete para que as pessoas não respondam a mensagens não solicitadas, especialmente de atores que não estão presentes nas redes sociais.”

*Com informações do Estadão, Hugo Gloss, Folha de São Paulo e CNN.

Ana Piontkowski *

Estagiária

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.

Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e estagiária do Jornal Folha Vitória.