Uma mulher de 35 anos foi presa em flagrante por maus-tratos contra o pai, um idoso de 65 anos, acamado e debilitado, no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica. Segundo a Polícia Militar, o homem foi encontrado em condições insalubres, magro e sem conseguir andar.
A denúncia foi feita pela irmã do idoso na noite desta segunda-feira (7). Ao chegarem à residência, os policiais constataram a gravidade da situação e acionaram o Samu. O idoso foi levado para o Pronto Atendimento do Trevo de Alto Lage, onde permanece internado.
A filha, identificada como Jesuína Gonçalves Barcelos, foi levada à Delegacia Regional de Cariacica. Segundo familiares, ela é usuária de drogas e tem histórico de problemas psicológicos.
Maus-tratos: filha cantou ao ser levada ao presídio
A mãe dela, ex-esposa do idoso, afirmou por telefone que a filha havia se recusado a buscar tratamento e estava morando com o pai.
Imagens mostram Jesuína cantando enquanto era levada para o presídio, em uma atitude que surpreendeu até a equipe policial. Na casa onde o idoso vivia, a polícia constatou ausência de higiene, conforto ou cuidados básicos.
Segundo uma prima do idoso, que preferiu não gravar entrevista, outros filhos também seriam usuários de drogas e ninguém assumiu a responsabilidade de cuidar do pai. O histórico de alcoolismo do idoso também pode ter contribuído para o agravamento do seu estado de saúde.
Após a prisão da filha, uma irmã mais nova do idoso comunicou à polícia que ficará responsável pelos cuidados dele após a alta hospitalar.
A Polícia Civil informou que a suspeita foi autuada em flagrante por maus-tratos e encaminhada ao sistema prisional.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos, com informações do repórter André Falcão, da TV Vitória/Record