Um incêndio destruiu completamente uma residência no bairro São Cristóvão, em Vitória, e deixou uma mulher e os dois filhos sem nada. Segundo a Polícia Civil, o fogo foi provocado pelo ex-marido da vítima, que já vinha sendo investigado por violência doméstica. O suspeito foi preso.
As chamas se espalharam rapidamente e assustaram os vizinhos. Alguns moradores tentaram ajudar, mas pouco puderam fazer. A mulher, que vivia na casa com o marido e os filhos, lembra do momento em que viu o imóvel tomado pelo fogo.
“Eu retornei para casa, a casa estava toda queimada. E ali estavam os bombeiros, tanto que os bombeiros me levaram para a delegacia. Dali eu fui para a casa-abrigo”, contou a vítima.
Pouco antes do incêndio, a vítima havia sido ameaçada de morte e estava a caminho da Delegacia de Vitória para registrar a ocorrência quando soube que sua casa estava em chamas.
Em outro episódio de violência, o homem teria tentado atacá-la com uma faca, sendo contido pelo filho mais velho.
Ele foi à cozinha, pegou uma faca e veio para cima de mim. Uma faca! Meu filho de 12 anos entrou em luta com ele. Ele falou: ‘Corre, mãe, corre, corre.’ E eu tentando abrir o portão. Nisso que eu consegui abrir o portão, meu filho falou que segurou a faca e ele cortou a mão do meu filho e me ocorreu com a de cinco anos.”
Vítima.
A mulher contou ainda que o relacionamento era marcado por agressões e ameaças, mas as promessas de mudança a fizeram acreditar que o comportamento do companheiro poderia melhorar.
“Sempre ele entrava no meu psicológico, dizia que tinha mudado. Só que dessa vez foi além. Ele colocou fogo na minha casa e me deixou sem nada”, desabafou.
Após o incêndio, a vítima pediu uma nova medida protetiva e foi acolhida em uma casa-abrigo até a prisão do ex-marido. Segundo a Polícia Civil, o homem será indiciado por lesão corporal, ameaça e incêndio, com base na Lei Maria da Penha.
Agora, a mulher tenta recomeçar do zero. Ela afirmou que precisa de ajuda financeira, como doações de móveis e roupas.
*Com informações do repórter Gabriel Cavalini, da TV Vitória/Record.