Polícia

Novos comandantes da PC e dos Bombeiros são apresentados nesta quarta-feira

No último dia 2 deste mês, o secretário André Garcia tomou posse pela segunda vez na secretaria de Segurança Pública do Estado em uma solenidade no Palácio Anchieta

A divulgação aconteceu na manhã desta quarta-feira Foto: Divulgação/PC

Os novos comandantes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo foram apresentados, na manhã desta quarta-feira (14), em Vitória, pelo secretário de segurança André Garcia. Eles devem assumir o novo cargo a partir da próxima segunda-feira (19).

A delegada Gracimeri Soeiro de Castro Gaviorno assume como nova chefe da Polícia Civil, lugar antes ocupado pelo delegado Joel Lyrio Junior. O coronel Carlos Marcelo D'Isep Costa será o comandante geral do Corpo de Bombeiros, em substituição ao coronel Edmilton Ribeiro Aguiar Junior. Já o delegado José Monteiro Júnior estará a frente da Subsecretaria de Inteligência no lugar do delegado José Darcy Arruda.

A delegada Gracimere Soeiro Gaviorno é a terceira mulher a alcançar o mais alto cargo da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). Sundo ela, a meta é ampliar as investigações dos crimes contra o patrimônio e o tráfico de drogas, além de integrar as ações da Polícia Civil aos demais órgãos de segurança e justiça.

“O sucesso da atividade da Polícia Civil só é possível com uma integração completa, que envolva uma aproximação com a Polícia Militar, com o Ministério Público e com o Judiciário. Mas é preciso também que a instituição se aproxime da sociedade para melhor conhecer o mapa do crime e das universidades para encontrar soluções de enfrentamento à criminalidade”, ressaltou a nova chefe de polícia.

Já o novo comandante do Corpo de Bombeiros destacou que o foco nas ações de proteção e defesa civil nas comunidades e melhorias na prestação de serviço ao cidadão são as medidas que farão parte das prioridades do plano de comando.

"Vamos focar esforços na capacitação de agentes municipais. Isso inclui conhecimento técnico para que eles realizem o trabalho preventivo e operacional de atendimento de desastres, realização de treinamentos simulados e mapeamento das áreas de risco dos municípios para que as ações de defesa civil sejam antecipadas e melhor atendidas”, disse o novo comandante.

No último dia 2 deste mês, o secretário André Garcia tomou posse pela segunda vez da secretaria de Segurança Pública do Estado. A cerimônia aconteceu no Palácio Anchieta.

Pontos moeda