Polícia

Ciclista é morto com tiro na cabeça em tentativa de assalto na zona leste de SP

Redação Folha Vitória

São Paulo - Um ciclista de 42 anos morreu na manhã de sábado, 23, após levar um tiro na cabeça durante uma tentativa de assalto em Itaquera, na zona leste da capital. O auxiliar de vendas Vladimir dos Santos Nogueira estava acompanhado do filho de 16 anos quando ambos foram abordados pelos criminosos em um cruzamento da Avenida Jacu-Pêssego, por volta das 8 horas.

Um adolescente de 16 anos e um rapaz de 18 foram detidos duas horas depois da tentativa de assalto. Eles foram identificados pelo filho da vítima. Na casa dos suspeitos, a Polícia Militar localizou outras três bicicletas de roubos anteriores.

Segundo a PM, Nogueira pedalava com o filho, quando os criminosos se aproximaram e seguraram a bicicleta ainda em movimento. Ele tentou se desvencilhar dos assaltantes, mas foi atingido por uma bala na cabeça. O ciclista foi levado para o Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Os assaltantes fugiram sem levar nada.

Ainda de acordo com a PM, por volta das 9h30, policiais receberam uma denúncia anônima e chegaram à casa do suspeito de 18 anos. No local, eles encontraram uma bicicleta, que o rapaz admitiu ser roubada. Ele levou os policiais até a casa do adolescente de 16 anos, onde encontraram outras duas bicicletas que também teriam sido roubadas.

Os dois foram levados para o 32º Distrito Policial (Itaquera) e foram reconhecidos pelo filho do ciclista.

Rio

Em maio do ano passado, o médico Jaime Gold, de 56 anos, foi esfaqueado enquanto passeava de bicicleta pela Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio. Dois assaltantes levaram a bicicleta dele e o atacaram. Ele não reagiu. Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram condenados pela morte do médico.

O caso motivou diversos protestos no Rio e a aprovação de uma lei estadual que proíbe o porte de "armas brancas destinadas usualmente à ação ofensiva, como faca, punhal ou similares, cuja lâmina tenha mais de dez centímetros de comprimento, salvo quando as circunstâncias justifiquem o fabrico, comércio ou uso desses objetos como instrumento de trabalho ou utensílios".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda