Polícia

Operação Morgan: 2ª fase cumpre mandados de prisão contra organização criminosa

A 2ª fase da operação, deflagrada nesta manhã, identificou que os presos são da Baixada Santista, em São Paulo

Foto: Divulgação / Polícia Federal

A Força Tarefa de Segurança Pública do Espírito Santo cumpriu, nesta sexta-feira (14), sete mandados de prisão preventiva contra integrantes da organização criminosa que pretendia inserir 890 kg de cocaína em casos de navios. 

A 2ª fase da Operação Morgan, deflagrada nesta manhã, identificou que os presos são da Baixada Santista, em São Paulo. Ao que tudo indica, eles fazem parte do grupo que atua dentro e fora dos presídios paulistas. 

Leia também: PF identifica responsável por fixar cocaína em navio e apreende lancha em Vitória

Segundo a Polícia Federal, eles eram responsáveis pela logística da operação de tráfico transnacional de drogas. Recebiam, armazenavam e preparavam a cocaína para sua colocação nas embarcações, além de negociar aquisição das lanchas e demais equipamentos necessários para a operação ilícita.

Por conta das ações policiais perpetradas ainda no final de dezembro de 2021, todos já estavam detidos. Agora, segundo a PF, são oito criminosos presos.  

As investigações continuam buscando identificar, especialmente, os financiadores do esquema ilegal, bem como outros bens e ativos ligados aos envolvidos visando assegurar a completa descapitalização financeira da organização criminosa.

Estrangeiro que fixou cocaína em navio foi preso 

O estrangeiro responsável por fixar 890 kg de cocaína no casco de um navio fundeado na baía de Vitória, em dezembro de 2021, foi preso na madrugada de terça-feira (11), no Porto de Santos, em São Paulo.

Os policiais civis do Departamento de Investigações Criminais realizavam vigilância no local, em razão de investigação que indicava a colocação de uma carga de cocaína em um dos navios aportados.

Foto: Divulgação / Polícia Federal

Após algumas horas, dois homens foram vistos se aproximando do cais na margem direita do porto e, ao perceberem a presença dos policiais, fugiram em direções opostas.

Um deles, justamente o estrangeiro identificado pela Força-Tarefa de Segurança Pública que estava foragido, foi perseguido e preso. Ele vestia traje de mergulhador e foi encaminhado para um presídio local.

Lancha foi apreendida durante 1ª fase da Operação Morgan

No último dia 6 de janeiro, a Força Tarefa de Segurança Pública do Espírito Santo, composta por Policiais Federais, Rodoviários Federais e Guardas Civis Municipais de Vitória e Vila Velha, deflagrou a primeira fase da Operação Morgan para o prender o estrangeiro. 

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Além disso, uma lancha utilizada pelo grupo em suas ações ilegais foi apreendida e outros bens, como carros de luxo, foram bloqueados judicialmente no intuito de descapitalizar a organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas.

Foto: Divulgação / Polícia Federal

Entretanto, o estrangeiro não havia sido localizado e, até então, era considerado foragido da Justiça. 

Leia também: 

>> Cocaína avaliada em R$ 100 milhões é apreendida em barco em Vila Velha

>> Meia tonelada de droga é apreendida e suspeitos de ligação com o PCC são presos no ES

Pontos moeda