Polícia

Babá é denunciada por negligência por morte de menina que se afogou em banheira

O caso aconteceu em Santa Maria de Jetibá. A criança chegou a ser socorrida, mas os médicos não tiveram sucesso nas tentativas de reanimação

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

Cerca de um mês e meio após a morte por afogamento de uma menina de cinco anos, que ocorreu na noite de 7 de dezembro do ano passado, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da 1ª Promotoria de Justiça do município, denunciou a babá da criança pelo caso.

A menina morreu afogada em uma banheira de hidromassagem. A criança chegou a dar entrada em um hospital no centro do município e sofreu diversas tentativas de reanimação, no entanto, sem sucesso.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O MP considerou que a mulher agiu com omissão e negligência, pois estava na condição de "garantidora" da vítima e não adotou os cuidados necessários para evitar a morte da criança. Dessa forma, o órgão pediu a condenação dela por homicídio culposo por omissão, tendo em vista que ela poderia e deveria ter agido para impedir a morte.

Conforme a denúncia, por volta das 17h, a mãe da criança autorizou por telefone a babá a deixar a filha na banheira de hidromassagem com o irmão dela, de 9 anos. A menina e a filha da babá, de dois anos, entraram juntas na banheira apenas depois que o irmão da menina saiu. 

Em seguida, a babá retirou a filha do local e a menina de 5 anos ficou sozinha no banho por cerca de 15 minutos, sem nenhuma supervisão.

Quando a babá retornou ao local, encontrou a criança com o cabelo sendo sugado pela válvula da hidromassagem. 

A denunciada chegou a puxar o cabelo da menina e a colocou no chão, tentando reanimar a criança, que já estava imóvel. A mãe da vítima foi chamada e chegou a levar a filha para o Hospital Concórdia, onde os médicos tentaram reanimá-la por cerca de uma hora e meia, sem sucesso.

Como a babá foi denunciada por homicídio culposo, não será julgada pelo Tribunal do Júri, cabendo ao Juízo da 2ª Vara da Comarca de Santa Maria de Jetibá decidir a respeito do pedido de condenação apresentado pelo Ministério Público.

Relembre o caso

Uma menina de 5 anos morreu afogada em uma banheira de hidromassagem no mês passado, em Santa Maria de Jetibá, na região Serrana do Estado. A criança chegou a dar entrada em um hospital no centro do município e sofreu diversas tentativas de reanimação.

Segundo informações da Polícia Militar, à época do caso, uma equipe foi acionada pela médica do centro hospitalar que recebeu a menina.

No local, os militares presenciaram o momento em que a informação foi repassada à mãe da menina, uma mulher de 33 anos, que entrou em estado de choque e não tinha condições de relatar exatamente como o caso aconteceu. 

De acordo com informações colhidas no local pela PM, a menina estava aos cuidados de uma babá que, inclusive, momentos antes teria tirado uma foto da criança brincando com outra criança na banheira, e enviado à mãe, que estava no trabalho. Em dado momento, a babá teria ido à sala e, ao retornar, já se deparou com o fato.

Imediatamente, a mulher teria ligado para mãe, que rapidamente seguiu até a casa, pegou a menina e foi diretamente para o hospital de carro.

Pontos moeda