Polícia

Justiça decreta prisão preventiva de homem que atirou dentro de shopping em Vila Velha

Eduardo Barcellos de Almeida, 40 anos, passou por audiência de custódia neste domingo e juíza do caso considerou sua liberdade um risco à sociedade

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória
Eduardo Barcellos de Almeida foi preso após descarregar um revólver dentro de um restaurante no Shopping Vila Velha na noite de sábado (28)

O homem que atirou dentro do Shopping Vila Velha, identificado pela Polícia Militar como Eduardo Barcellos de Almeida, 40 anos, após ser preso, passou por audiência de custódia e teve prisão preventiva decretada neste domingo (29). 

Segundo o boletim policial, o homem efetuou cinco disparos dentro do restaurante Outback Steakhouse na noite do último sábado (28), provocando pânico e correria dos clientes da casa e dos frequentadores do centro comercial.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Conforme o auto disponível no portal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), a juíza Cristiania Lavinia Mayer afirma que o rapaz representa risco de cometer crimes semelhantes se continuar solto e também prejudicar o andamento do processo. 

"Desta forma, a liberdade do autuado, neste momento, se mostra temerária e a prisão preventiva oportuna, ressaltando-se as circunstâncias e a gravidade concreta dos fatos narrados no APFD (auto de prisão em flagrante delito), considerando o local dos fatos, bem como que a ação do autuado poderia ter resultado em graves riscos aos demais cidadãos que frequentavam o local", escreveu a magistrada. 

Ela também destacou que “o acusado possui diversos registros (criminais), inclusive com guia de execução criminal” e que poderia intimidar testemunhas e fugir.

LEIA TAMBÉM: Homem que atirou em restaurante de shopping diz que estava sendo perseguido

O auto descreve que Almeida após descarregar a arma, um revólver calibre .32, foi se esconder no banheiro do restaurante. Os militares pediram que ele saísse do local. Devido à recusa, utilizaram gás lacrimogênio para que saísse de lá. 

O homem, então jogou o revólver para fora do banheiro e se entregou com as mãos para cima. 

Foto: TV Vitória
Almeida disse que estava sendo perseguido

O documento diz que ele estava "visivelmente alterado, se recusando a acatar as ordens da guarnição, resistindo ativamente à detenção, desferindo chutes em direção aos policiais. De acordo com o autuado, que se apresentava bastante desorientado, os disparos foram realizados para chamar a atenção dos seguranças pois, segundo ele, estava sendo perseguido", destaca o registro.

Com Almeida havia uma pochete onde estavam uma pedra de crack e um pino de cocaína. 

Após a audiência, ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana, onde permanece neste domingo segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Em nota, a Polícia Civil informou que o atirador foi conduzido à Delegacia Regional de Vila Velha e autuado em flagrante por disparo de arma de fogo, resistência à ação policial, posse de drogas para consumo próprio, sendo encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV).

A arma apreendida será encaminhada para o setor do Departamento de Criminalística - Balística, juntamente com as munições. Já as drogas, serão encaminhados para o Laboratório de Química Legal para serem analisados e, posteriormente, incinerados.

A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Eduardo Barcellos de Almeida. O espaço segue em aberto para manifestação. 

O que diz o restaurante

"O Outback Steakhouse lamenta o incidente ocorrido na noite de ontem (sábado) em sua unidade do Vila Velha Shopping. Informamos que houve rápida ação para preservação da vida de clientes e funcionários e que a Polícia Militar foi acionada e agiu com agilidade para solução do ocorrido. Não houve feridos. Repudiamos qualquer ato de violência e informamos que o restaurante funciona normalmente", diz a nota

O que diz o Shopping Vila Velha

Em nota, o Shopping Vila Velha lamentou o ocorrido e informou que agiu rapidamente, acionando as equipes de segurança e a polícia, buscando preservar a vida de todos que estavam no local.

"Lamentamos o incidente registrado na noite de ontem no Shopping Vila Velha e informamos que agimos rapidamente, acionando nossas equipes de segurança e a polícia, buscando preservar a segurança das pessoas. Não houve feridos e o homem que provocou o incidente foi contido. Estamos colaborando com as autoridades para apuração dessa ocorrência. Prezamos pela segurança de lojistas, funcionários e clientes e mantemos uma equipe de segurança devidamente treinada", diz a nota.


Pontos moeda