Polícia

Estudante de 22 anos é estuprada e morta durante calourada no Piauí

Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, morreu no sábado (28), após ser estuprada e ter o pescoço quebrado durante a festa

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Uma estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), identificada como Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, morreu no sábado (28), após ser estuprada e ter o pescoço quebrado durante uma calourada.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com informações do UOL, o crime ocorreu em uma festa, que aconteceu em um prédio da instituição, que fica em Teresina. Um homem de 29 anos, que também é estudante da UFPI e estava com a vítima, foi preso suspeito de feminicídio e estupro.

Ainda segundo o UOL, o laudo do Instituto de Medicina Legal do Piauí apontou indícios de violência sexual contra a jovem e concluiu que a causa da morte foi um "trauma raquimedular [lesão na medula] por ação contundente

Além disso, o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Baretta, afirmou que houve estupro.

Suspeito afirma que sexo foi "consensual"

O suspeito, que é aluno de mestrado em Matemática na universidade, afirmou à Polícia Civil que conhecia Janaína e que eles já teriam se relacionado em outras ocasiões. 

Em depoimento, segundo a polícia, ele afirmou que ambos estavam na festa e, em determinado momento, teria convidado a jovem para ir a um corredor. Depois disso, eles foram a uma das salas de aula onde, segundo o depoimento, "praticaram sexo consensual e que, após a prática sexual, a vítima teria ficado desacordada". 

O homem afirmou ainda que ficou ao lado do corpo da vítima durante a madrugada e, por volta das 9h, pediu socorro aos seguranças da universidade. 

Após o depoimento, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do homem. Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o inquérito policial será concluído em até dez dias. 

O que diz a UFPI sobre o ocorrido

Em nota, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) lamentou o ocorrido e afirmou que a festa ocorreu sem autorização de qualquer autoridade da Universidade, destacando ainda que "desaprova quaisquer eventos que adotem condutas que coloquem em risco a comunidade acadêmica, e preza pela segurança e bem estar de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, com a adoção de diversas estratégias constantemente divulgadas à comunidade".


Pontos moeda