Polícia

VÍDEO | PRF apreende mais de 300 mil maços de cigarros contrabandeados em Viana

O condutor de 43 anos informou à PRF que pegou o caminhão fechado com a chave dentro, em um posto de combustível de Contagem, em Minas Gerais

Foto: Divulgação / PRF

Mais de 300 mil maços de cigarros contrabandeados foram apreendidos pela pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã desta quarta-feira (4), durante fiscalização em Viana. 

O condutor de 43 anos informou à PRF que pegou o caminhão fechado com a chave dentro, em um posto de combustível de Contagem, em Minas Gerais, e seu destino seria outro posto, em Cariacica, onde deixaria o caminhão com a carga. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram

Segundo ele, um desconhecido pegaria o caminhão e levaria ao destino final, que seria Viana. Ele informou que receberia R$ 800 pelo serviço de transporte.

Os policiais localizaram os maços de cigarros contrabandeados em diversas caixas escondidas atrás de caixas de hortifrutigranjeiro vazias, posicionadas na entrada do compartimento baú de carga, com intuito de ocultar a carga ilegal.

Prejuízo e risco à saúde

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, além do impacto financeiro provocado pelo contrabando de cigarros, outra questão grave é relativa à saúde. 

Uma análise feita em cigarros contrabandeado encontrou restos de insetos, plástico, colônia de fungos e ácaros, além de concentração até 11 vezes maior de metais muito tóxicos, como chumbo, crômio, níquel e cádmio, em comparação aos cigarros legais.

Divulgação / PRF
Divulgação / PRF

Segundo o instituto de pesquisa IPEC, o Brasil perdeu por ano, em média, R$ 10 bilhões com evasão fiscal decorrente de cigarros ilegais comercializados no país. 

De cada 100 maços de cigarros vendidos no país, cerca de 48 são fruto da ilegalidade, principalmente contrabandeado do Paraguai.

O condutor, o veículo e a carga serão encaminhados para a Polícia Federal em Vila Velha para as providências legais pertinentes.

Leia também: Homem é suspeito de matar namorada a facadas em Guarapari

Pontos moeda