Polícia

Agora preso, suspeito de participar de ataques criminosos em Vitória estaria escondido em favela do Rio

Giovani Andrade Bento, de 24 anos, o Vaninho, tem uma ficha criminal extensa e é apontado pela polícia como um homem violento

Foto: Divulgação / PCES

O homem suspeito de comandar o tráfico de drogas na região do Bairro da Penha e de participar dos ataques ocorridos em Vitória na última sexta-feira (14) já está na Penitenciária de Segurança II, em Viana. 

Giovani Andrade Bento, de 24 anos, o Vaninho, preso na tarde desta terça-feira (18), é apontado pela polícia como um homem violento.

Na tarde desta quarta-feira (19), o secretário de Segurança do Estado, Roberto Sá, se reuniu com a cúpula da Segurança Pública no Estado e falou com a imprensa sobre a importância dessa prisão.

"Nós estamos anunciando com a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal, que efetivamente fez a prisão de um criminoso que tem um histórico de crimes bárbaros, tem características violentas e em liberdade era o homem que estava liderando o tráfico de drogas no Bairro da Penha e adjacências. É uma prisão muito emblemática para nós", disse o secretário.

Vaninho foi preso em operação da Polícia Rodoviária Federal, na BR-101, em Guarapari. Ele e outros quatro homens estavam em dois carros apreendidos pela polícia durante uma fiscalização na estrada. 

Segundo a PRF, o suspeito estava no Rio de Janeiro havia mais de uma semana. O levantamento de informações dos policiais dão conta de que ele estava escondido no Complexo da Maré. O secretário Roberto Sá destacou na entrevista que é comum o fato de lideranças criminosas do Espírito Santo utilizarem o Rio de Janeiro para se esconder da polícia capixaba.

"Eles são parceiros comerciais e pelo visto [o Rio de Janeiro] também é um local que eles procuram se abrigar quando há uma intensificação aqui de policiamento", disse.

Ficha criminal extensa

Vaninho estava com mandado de prisão em aberto, por pelo menos três tentativas de homicídio contra policiais. Apesar de ter cometido vários crimes, esta foi a segunda vez que foi preso. A primeira foi em 2016, por crime de receptação, mas Vaninho recebeu alvará logo em seguida, em audiência de custódia.

De acordo com a polícia, ele também é um dos suspeitos de mandar atear fogo em um carro da TV Vitória, na região do bairro Bonfim, na capital, em maio do ano passado. A ação aconteceu durante uma cobertura ao vivo de operação conjunta das polícias Civil e Militar.

Ainda segundo o secretário de Segurança, o suspeito também é apontado por envolvimento no tiroteio no Morro da Piedade e Moscoso, ocorrido nos últimos dias. Vaninho é aliado de Fernando Moraes Pereira Pimenta, o Marujo, de 27 anos, que ainda está foragido. O secretário afirmou, sem vacilar, que Marujo também vai parar atrás das grades em breve.

A defesa de Vaninho, disse para a equipe de produção da Rede Vitória, que ele pretende provar sua inocência.

* Com informações do repórter Paulo Rogério, da TV Vitória / Record TV

Pontos moeda