Polícia

"É uma covardia", diz secretário de Segurança do ES sobre morte de sargento em Vitória

A perícia da Polícia Civil apontou que o sargento Marcos Romania foi morto com três disparos: um tiro no pescoço, na cabeça e na nuca

Foto: Reprodução SESP

A morte do sargento Marco Romania, da Polícia Militar, chamou a atenção na noite desta quarta-feira (16), em Vitória. Após o ocorrido, o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Alexandre Ramalho, disse que o efetivo trabalha na investigação do caso e chamou o crime de "covardia".

O sargento de 53 anos foi assassinado enquanto estava em um bar do bairro Joana Darc, em Vitória, e indivíduos tentaram assaltar o local. O policial foi vítima de, pelo menos, três disparos e teve a arma levada.

Ramalho explicou que as investigações começaram imediatamente após o crime. A princípio, o crime é tratado como latrocínio, mas nenhuma hipótese está descartada.

Foto: Reprodução

"Sargento Romania era um policial militar de muito valor. Esse tema é muito caro para o governo. Em uma semana, estamos perdendo dois militares. Este caso, a princípio, está sendo tratado como latrocínio. Aquele era um estabelecimento humilde e reúne moradores do local, que estavam assistindo uma partida de futebol", disse Ramalho. 

"O sargento estava ali com amigos e os suspeitos chegam com pistolas, conduzem um grupo de pessoas para a cozinha e o sargento é levado para a despensa. Em fração de segundos, essas pessoas ouvem três disparos. Não levaram nada do estabelecimento, mas levaram a arma particular do sargento. Não sabemos se eles presumiram que era um policial. É uma covardia", disse Ramalho.

Segundo o secretário, a perícia da Polícia Civil apontou que foram três disparos. "Foi um tiro no pescoço, na cabeça e na nuca. O da nuca dá a entender que ele já estava caído", afirmou.

O secretário ainda relatou que buscas foram realizadas já na noite desta quarta e que as investigações seguem nesta quinta-feira (17).

"Na data de ontem, a Polícia Militar convocou todos os postos da Grande Vitória. A perícia foi ao local e fez avaliação preliminar. Abordamos um veículo com características parecidas com o que deu fuga aos indivíduos. Fizemos contatos com os delegados para seguirmos nas buscas. Não podemos descartar nenhuma hipótese", afirmou.

A Polícia Civil informou que o caso foi registrado, inicialmente, como latrocínio e seguirá sob investigação do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic). O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória para ser necropsiado

"No final vamos ver que é o mesmo histórico: jovens inconsequentes, com diversas passagens e quando não são penalizados, voltam para a situação", concluiu o secretário.

Policiais civis, investigadores e também agentes do setor de inteligência da Polícia Militar estiveram no local para realizar novas perícias.

O que moradores e comerciantes disseram é que a região em que o bar funciona há mais de 20 anos não tem registros deste tipo de crime, o que pegou a todos de surpresa, até mesmo porque 'Marquinho Romania', como era chamado, era morador do bairro e conhecido na região.

O corpo do sargento foi liberado na manhã desta quinta no DML de Vitória e deve ser enterrado no final da tarde, segundo a família.

Leia também: Soldado da PM baleado em frente a supermercado na Serra tem morte cerebral

Pontos moeda