BRIGA GENERALIZADA

Filho de vereadora é morto a tiros durante ensaio técnico no Sambão do Povo

O rapaz, identificado como Pedro Henrique Crizanto da Victoria, de 20 anos, é filho da vereadora Patrícia Crizanto, de Vila Velha

Foto: Montagem / Folha Vitória

Um jovem foi assassinado na noite de quarta-feira (1), após uma briga generalizada que aconteceu durante o ensaio técnico das escolas de samba, no Sambão do Povo, em Vitória. Pedro Henrique Crizanto da Victoria, de 20 anos, é filho da vereadora Patrícia Crizanto, de Vila Velha. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Testemunhas contaram que a confusão começou pouco antes da Mocidade Unida da Glória (MUG) dar início ao ensaio, quando a bateria começava a se preparar para entrar na avenida. 

Nas imagens feitas por quem estava no local, é possível ver várias pessoas envolvidas em uma briga. No entanto, por conta do tumulto, não é possível identificar quem efetuou os disparos. 

As primeiras informações dão conta de que o rapaz teria tentado defender um amigo, quando acabou baleado e morreu ainda no local. 

O pai de Pedro Henrique e uma tia do rapaz estiveram no Departamento Médico Legal de Vitória na manhã desta quinta-feira (2), para fazer a liberação do corpo. 

O assessor da vereadora também esteve no local e afirmou que, neste momento, a família não vai se pronunciar sobre o ocorrido. 

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso seguirá sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória. Até o momento nenhum suspeito foi detido e detalhes da investigação não serão divulgados, por enquanto.

A Polícia Civil destaca que a população pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181, que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, o disquedenuncia181.es.gov.br. 

O que diz a Prefeitura de Vitória sobre o crime

Em nota, a Secretaria de Segurança Urbana (SEMSU) informou que, em virtude dos ensaios técnicos no Sambão do Povo, o patrulhamento no local foi ampliado e intensificado. As viaturas estão estrategicamente posicionadas no início e no final do Sambão.

"Além disso, agentes da Guarda Municipal e da Romu fazem o patrulhamento preventivo no entorno da passarela do samba. O esquema especial de Carnaval tem como objetivo garantir a segurança dos foliões e componentes", diz a nota. 

Prefeitura de Vila Velha lamentou ocorrido

Também através de nota, a Prefeitura de Vila Velha e o prefeito, Arnaldinho Borgo, lamentaram a perda da vereadora Patrícia Crizanto e do guarda municipal Crizanto, pais de Pedro Henrique. 

"Qualquer ato de violência é condenado e, nesse caso, deixam sequelas para a vida toda. Manifestamos solidariedade aos pais, que prestam serviço de suma importância para a sociedade canela-verde e capixaba, e toda a família do jovem. Que Deus conforte os corações nesse momento enlutado."

Ligas lamentam morte no Sambão do Povo

As ligas responsáveis pelo Carnaval de Vitória lamentaram o ocorrido e afirmaram que todas as solicitações de segurança e estrutura foram realizadas aos órgãos competentes antecipadamente. Veja a nota oficial na íntegra:

"Os integrantes da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval de Vitória (LIESGE) e Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (LIESES) estão profundamente entristecidos com o incidente ocorrido ontem (1º de fevereiro), no Sambão do Povo, durante o ensaio técnico das escolas de samba de Vitória.

A diretoria das ligas declarou a suspensão dos ensaios imediatamente após os acontecimentos para evacuar o local e garantir a segurança de todos. Os próximos ensaios serão realizados na segunda-feira (6 de fevereiro).

Destaca-se que foi a primeira vez que aconteceu algo tão excepcionalmente trágico, já que os ensaios servem para integrar a comunidade ao evento cultural capixaba.

As ligas afirmam ainda que todas as solicitações de segurança e estrutura foram realizadas aos órgãos competentes antecipadamente. E que participam da Comissão de Segurança do Carnaval 2023, juntamente com os órgãos e agentes públicos, para dar à população uma festa segura. E prestam aqui os sentimentos à família da vítima".

Leia também: 

>> Furto de energia é descoberto em supermercado de Pedro Canário

>> Suspeito é preso e submetralhadora é apreendida durante operação em Viana

Pontos moeda