Polícia

Homem condenado a 40 anos de prisão por matar seis pessoas em "racha" em SP é preso na Serra

O acidente aconteceu em 2013 e o suspeito foi condenado em 2022, mesmo foragido. A polícia capixaba conseguiu prendê-lo após receber uma denúncia

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Um homem, de 35 anos, condenado a 40 anos e 8 meses de prisão por envolvimento em um racha que terminou em um acidente de trânsito que matou seis pessoas foi preso nesta quinta-feira (16) no bairro Parque Jacaraípe, na Serra.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Paulo Henrique de Oliveira Mota Batista foi preso mais de nove anos após o crime. Segundo a polícia, o acidente aconteceu na madrugada de 28 de setembro de 2013, na cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo, quando ele e outra pessoa disputavam uma corrida nas ruas da cidade.

Dois dias depois, Paulo Henrique se apresentou em uma delegacia, prestou depoimento e, como já havia passado o flagrante, foi liberado. No dia seguinte, quando o mandado de prisão foi expedido pela Justiça paulista, Paulo Henrique não foi mais encontrado. Em 2022, ele foi condenado. 

LEIA TAMBÉM: Sejus afasta três servidores após fuga de oito presos em Xuri

A polícia só conseguiu prendê-lo nesta semana após receber uma denúncia anônima. O chefe da Superintendência Interestadual e de Captura, delegado Júlio César, explicou que a Polícia Civil recebe um dossiê sobre as pessoas que estão sendo procuradas com informações e fotos que ajudam na busca.

"Essa prisão é inerente de uma ferramenta de fundamental importância para a atividade policial: o disque-denúncia. Quando a gente não tem denúncia de elementos de outros estados com mandados de prisão no nosso Estado, o mandado de prisão não vem para cá. Ele só entra no banco nacional, mas como recebemos informações sobre ele, conseguimos fazer essa consulta e levantar o dossiê", detalhou.

LEIA TAMBÉM: Jovem é morto dentro de carro de aplicativo em Vila Velha

O delegado contou que o denunciante foi preciso ao informar quem era o suspeito e o crime que ele estava envolvido, o que ajudou as equipes da polícia a localizá-lo já que ele estava usando nome falso.

"Recebemos um disque-denúncia na noite de quarta-feira (15) que dizia que ele estava trabalhando e morando nos fundos de um lava-jato em Jacaraipe, na Serra. O homem seria o responsável por um 'pega' em Mogi das Cruzes, em São Paulo", disse.

LEIA TAMBÉM: Servidor de Conceição da Barra e outras duas pessoas morrem em acidente na BR-101, no ES

O delegado explicou que quando as equipes chegaram ao local indicado não encontraram o suspeito. Ao ouvir pessoas da região, descobriram que, na realidade, Paulo Henrique trabalhava em uma oficina. Como ele não apareceu no local, os policiais buscaram informações de onde o suspeito morava e foram até a residência.

Paulo Henrique acabou preso em casa. Segundo a polícia, ele não resistiu a prisão. Ele disse aos investigadores que fugiu de Mogi das Cruzes porque tinha medo de morrer. O homem está à disposição da Justiça e deve ser transferido para São Paulo.

Pontos moeda