MORTE NO SAMBÃO

Suspeito de matar filho de vereadora pode ter envolvimento com o tráfico de drogas

Pedro Henrique, filho de uma vereadora de Vila Velha, foi baleado após uma confusão generalizada no inicio do ensaio técnico da MUG, no Sambão do Povo

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

A confusão que terminou com a morte de um jovem de 20 anos no Sambão do Povo, em Vitória, teria começado com uma briga generalizada. As primeiras informações divulgadas pela polícia apontam que o suspeito de efetuar o disparo pode ter envolvimento com o tráfico de drogas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Pedro Henrique foi baleado quando a bateria da Mocidade Unida da Glória se preparava para iniciar o ensaio técnico na noite desta quarta-feira (01). O jovem é filho da vereadora Patrícia Crizanto, de Vila Velha.

De acordo com informações do secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Alexandre Ramalho, o caso ainda será investigado, mas as primeiras informações passadas por testemunhas apontam que o crime aconteceu após uma discussão. 

"Indivíduos, possivelmente do Morro do Alagoano, começaram a fazer sinais, como se fossem de uma facção criminosa da região ligada ao tráfico de entorpecentes. Os jovens, que são de São Torquato, não entenderam o que estava acontecendo. Começou uma discussão acalorada na parte superior de um camarote. A discussão ganhou corpo, a briga generalizada continuou e, em determinado momento, um indivíduo saca uma arma, possivelmente uma pistola 9 milímetros, e efetua o disparo que, lamentavelmente, veio a vitimar o jovem", detalhou.

Ramalho frisou que, desde a noite de quarta, as equipes trabalham para localizar o suspeito de ter efetuado o disparo. Segundo o secretário, possivelmente, o suspeito teria envolvimento com o tráfico de drogas.

"Possivelmente deve ser um jovem ligado ao tráfico de entorpecentes, portando uma arma de grosso calibre, e que vai para este evento e diante de uma discussão tem a tranquilidade de efetuar um disparo. Essa violência não cabe dentro deste tipo de evento", pontuou.

O secretário destacou que, desde a última quarta-feira (25), quando começaram os ensaios técnicos das escolas de samba do Carnaval de Vitória, equipes da Polícia Militar têm atuado em parceria com a Guarda Municipal de Vitória para reforçar o policiamento em toda a região.

"O tipo de crime que esperamos neste tipo de evento são os crimes patrimoniais, de depredação do patrimônio público, roubos, furtos. Nunca tivemos nenhum episódio semelhante, nem nos ensaios e nem nos desfiles, que têm um policiamento muito mais robusto tanto da Polícia Militar quando da Guarda Municipal", destacou o secretário.

Jovem pode ter sido confundido por criminosos

Ramalho lamentou o fato e afirmou que há da vítima ter sido confundida por criminosos durante a confusão.

"A vítima não tem passagem pela polícia e nem indício de ligação com o crime. Ali surgiu uma discussão na parte superior de um camarote, que desceu para a parte inferior e, em determinado momento, o indivíduo efetua um disparo. Tudo indica que sejam indivíduos do Alagoano. O disparo indica que foi de uma pistola 9mm, de grosso calibre. Podem tem confundido esse jovem com organização criminosa rival. Tudo indica que o autor do crime seja ligado ao tráfico de entorpecentes", disse o secretário.

Briga generalizada começou no início do ensaio técnico

O ensaio técnico da Mocidade Unida da Glória (MUG) na noite desta quarta-feira (01) foi marcada por correria e medo após um jovem ser assassinado no Sambão do Povo. Pedro Henrique, de 20 anos, é filho da vereadora Patrícia Crizanto, de Vila Velha.

Testemunhas contaram que a confusão começou pouco antes da agremiação dar início ao ensaio, quando a bateria começava a se preparar para entrar na avenida.

Nas imagens feitas por quem estava no local, é possível ver várias pessoas envolvidas em uma briga. No entanto, por conta do tumulto, não é possível identificar quem efetuou os disparos.

As primeiras informações dão conta de que o rapaz teria tentado defender um amigo, quando acabou baleado e morreu ainda no local.

LEIA TAMBÉM: Ensaios técnicos são suspensos após morte de jovem no Sambão do Povo

O pai de Pedro Henrique e uma tia do rapaz estiveram no Departamento Médico Legal de Vitória na manhã desta quinta-feira (02), para fazer a liberação do corpo. O assessor da vereadora também esteve no local e afirmou que, neste momento, a família não vai se pronunciar sobre o ocorrido.

Ligas lamentam morte no Sambão do Povo

As ligas responsáveis pelo Carnaval de Vitória lamentaram o ocorrido e afirmaram que todas as solicitações de segurança e estrutura foram realizadas aos órgãos competentes antecipadamente. Veja a nota oficial na íntegra: 

"Os integrantes da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval de Vitória (LIESGE) e Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (LIESES) estão profundamente entristecidos com o incidente ocorrido ontem (1º de fevereiro), no Sambão do Povo, durante o ensaio técnico das escolas de samba de Vitória.

A diretoria das ligas declarou a suspensão dos ensaios imediatamente após os acontecimentos para evacuar o local e garantir a segurança de todos. Os próximos ensaios serão realizados na segunda-feira (6 de fevereiro).

Destaca-se que foi a primeira vez que aconteceu algo tão excepcionalmente trágico, já que os ensaios servem para integrar a comunidade ao evento cultural capixaba.

As ligas afirmam ainda que todas as solicitações de segurança e estrutura foram realizadas aos órgãos competentes antecipadamente. E que participam da Comissão de Segurança do Carnaval 2023, juntamente com os órgãos e agentes públicos, para dar à população uma festa segura. E prestam aqui os sentimentos à família da vítima".

Pontos moeda