Polícia

PM do ES vai usar mais de 600 fuzis israelenses em confrontos com facções criminosas

Armamento de ponta chega para substituir as carabinas e submetralhadoras .40 atualmente em uso, num investimento de R$ 9 milhões

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Rodrigo Araújo/Governo ES

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) anunciou, nesta quarta-feira (1º), que o fuzil de fabricação israelense IWI, calibre 5,56, passará a fazer parte do arsenal da Polícia Militar do Espírito Santo. Segundo a corporação, o modelo é mais leve, mais compacto e conta com mira holográfica.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com o comando da PM, 674 novos fuzis do modelo foram adquiridos e começarão a ser empregados pelas tropas operacionais imediatamente. Além dos confrontos com crime organizado e com facções que assolam comunidades periféricas, a corporação disse que a utilização do novo armamento será em toda a rotina operacional dos policiais. 

A PM considera que as armas vão oferecer mais efetividade nas ações de patrulhamento e nas operações em áreas de conflito. Também aponta que outra vantagem é a redução do risco de efeitos colaterais indesejados, principalmente quando há enfrentamento em áreas densamente povoadas. 

"Foram adquiridos fuzis de assalto modelo ARAD com calibre 5,56; podendo ser transformados em calibre .300 Blackout (7,62 x 35mm). Parte das carabinas veio com mira mecânica e a outra parte com mira holográfica. O armamento vem modernizar o acervo de armas longas da PMES, com uma das melhores carabinas disponíveis do mercado internacional", informou a PM. 

O armamento de ponta chega para substituir as carabinas e submetralhadoras .40 atualmente em uso. A compra representou um investimento R$ 9.601.359,80.

Secretário de Segurança faz demonstração do novo fuzil 

O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Alexandre Ramalho, fez uma demonstração de uso nas redes sociais e mostrou que o armamento dá ao policial militar mais segurança no momento do disparo, em uma situação extrema, como um confronto, por exemplo. Ele possui mira holográfica e magnificador, que amplia a visão da luneta acoplada à arma.


Além da reestruturação e padronização das instalações físicas das Unidades, houve a modernização do parque bélico com a aquisição de armamentos e equipamentos de ponta, semoventes (cães policiais), bem como a recomposição do efetivo da PMES, dentre outras ações.

Foram adquiridas ainda mais de 1,2 mil novas viaturas, o que permitiu a renovação da frota da Instituição.

Pontos moeda