Polícia

Presos suspeitos de colocarem explosivo em Destacamento da PM no norte do ES

No momento do atentado, dois policiais estavam de serviço, sendo que um encontrava-se na recepção quando foi surpreendido pela explosão, que destruiu a porta do local

A motivação seria uma represália contra as ações da polícia Foto: ​Divulgação/PM

Três jovens acusados de colocarem um explosivo no Destacamento da Polícia Militar, em Ponto Belo, foram presos. O grupo foi encontrado pelos militares, na madrugada do último domingo (6), no bairro Vila Nova. De acordo com a polícia, no momento do atentado dois policiais estavam de serviço, sendo que um encontrava-se na recepção quando foi surpreendido pela explosão, que destruiu completamente a porta do local.

A Polícia Militar (PM) informou que da explosão não houve vítimas, no entanto, os estilhaços do artefato causaram a destruição total da porta de entrada e avarias nas janelas, paredes e teto da edificação. Após o crime, militares do Grupo de Apoio Operacional (GAO), Agentes do Serviço de Inteligência e Rádio Patrulhamento intensificaram os levantamentos e realizaram buscas para prender os suspeitos.

A motivação seria uma represália contra as ações da Polícia Militar, que vêm sendo realizadas contra grupos de criminosos da região norte e noroeste do Estado, como na última quinta-feira (03) quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra suspeitos que integram uma quadrilha especializada no tráfico de drogas.

Os agentes descobriram ainda que, antes do atentado, os criminosos chegaram a testar um artefato explosivo idêntico, num local conhecido como “Barrajão”, a fim de se certificarem da capacidade de destruição do explosivo. Policiais também encontraram o local utilizado para o teste e recolheram estilhaços de metal do artefato, semelhantes aos que foram encontrados no DPM e recolhidos pela perícia.

A operação policial resultou na prisão de dois suspeitos de terem lançado a granada, Meik dos Santos Silva, de 19 anos, que já possui passagem pela polícia por tráfico e porte ilegal de arma de fogo, e Leonardo Pereira, de 20 anos. Outro indivíduo, Uelton Brito de Jesus, de 24 anos, foi detido suspeito de ser o fabricante do explosivo. Na residência dele foram apreendidos diversos objetos utilizados na fabricação do artefato, entre reagentes químicos, glicerina, barbante e pedal de bicicleta. Os três foram encaminhados à Delegacia de São Mateus. 

O comandante do 2ª Batalhão, tenente coronel Aleixo, afirmou que o atentado foi uma afronta à Polícia Militar e à sociedade, mas que em momento algum vai impedir a continuidade do trabalho que vem sendo realizado nestes municípios. “Vamos continuar reprimindo com força os criminosos envolvidos com o tráfico de drogas ilícitas, roubos, furtos e outros delitos que afligem as famílias que residem nos nove municípios da área do Batalhão”, ressaltou.

Ele ainda destacou que a segurança pública é de responsabilidade de todos e que os telefones da PM e o 181 estão abertos para receberem as denúncias dos cidadãos. “Os telefones não possuem identificação, portanto não há que se ter nenhum temor do informante ser identificado. Nossa intenção é inverter a lógica atual, e tornar esta região um local inseguro para os criminosos”, finalizou.

Pontos moeda