Polícia

PC procura por suspeitos de homicídio em Guarapari

Dois homens foram identificados por testemunhas como autores do crime. Eles aparecem em um vídeo* entregue à polícia por familiares da vítima.

Foto: Reprodução

A Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Guarapari investiga a morte de Diego Malaquias da Silva, de 21 anos, integrante de um grupo de ciganos oriundo da cidade de Barra do Rio Grande, na Bahia. O crime aconteceu na madrugada da última sexta-feira (22), em Muquiçaba, na localidade conhecida como Morro da Caixa D’água.

Familiares da vítima entregaram à Polícia Civil um vídeo feito dentro de um veículo com cinco ocupantes, quatro deles com armas de fogo em punho. Testemunhas apontaram dois como os executores. De acordo com o delegado titular da DHPP, Franco Malini, os suspeitos ainda não foram identificados e, para isso, conta com a colaboração da população com a divulgação das imagens. “As testemunham afirmam que esse grupo ainda pretende matar outros indivíduos da família e que os suspeitos estariam em Guarapari. Nosso objetivo é identificar essas pessoas para que outros crimes não ocorram, para isso contamos com a ajuda da população através do Disque-Denúncia (181), o anonimato é garantido”, destacou.

Foto: Folha da Cidade
Delegado Franco Malini, titular da DHPP de Guarapari.

Ainda segundo Malini, o grupo vivia há alguns anos em Guarapari e teria deixado a Bahia após desavença com outro núcleo cigano que, conforme as testemunhas, cobrava uma espécie de “pedágio” para que os demais morassem no local e, mesmo deixando a cidade, estariam sendo perseguidos e mortos.

Outros dois integrantes e membros da mesma família de Diego já foram mortos: Um irmão, Cleberson Mendes de Oliveira, morto em São Paulo, em novembro de 2017, e um primo, Moisés Castro Dourado, executado em Brasília, em junho de 2018.

“Não se sabe a real motivação, mas as testemunhas contaram que estavam sendo extorquidas na Bahia e que o chefe lá e mandante do crime seria Agaston Castro Dourado. Tanto o mandante, como os executores devem ser indiciados por homicídio”, informou o delegado. As qualificações dependem dos resultados das investigações.

Choque

A morte de Diego Malaquias da Silva, 21, ocorreu por volta de 1h da manhã, última sexta-feira (22). Diego, esposa e filhos dormiam no mesmo quarto quando foram surpreendidos. Uma das crianças, inclusive, teria ficado suja de sangue e socorrida com a suspeita de que estivesse ferida. “Ela foi levada ao hospital, mas lá foi constatado que o sangue era do pai. O trauma fica, mas felizmente a criança não foi atingida”, lembrou o titular da DHPP de Guarapari.

* O vídeo não foi incluído nesta publicação por conter imagens de um possível menor de idade.

Pontos moeda