Polícia

Tartarugas embaladas para contrabando avaliadas em R$ 322 mil são apreendidas

Animais silvestres foram encontrados com as patas presas por fita adesiva e empilhadas dentro de malas que vinham de Hong Kong

Foto: Reprodução Facebook/Bureau of Customs Naia

A polícia da Filipinas encontrou 1.529 mil tartarugas no domingo (3) em quatro malas abandonadas no desembarque no Aeroporto Internacional Ninoy Aquino, em Manila. As tartarugas apreendidas podem valer até 87 mil dólares, aproximadamente R$ 322 mil.

As malas pertenciam a um passageiro que embarcou no aeroporto internacional de Hong Kong. Todos os animais estavam sendo transportados com as patas presas por fita adesiva.

Algumas tartarugas foram encontradas empilhadas em caixas de papelão. Outras, estavam em caixas de plástico e espalhadas entre as roupas nas bagagens que foram despachadas no embarque.

Entre as espécies que estavam sendo contrabandeadas estavam tartaruga estrela, tartaruga de patas vermelhas, tartaruga de sulcadas e tartaruga de orelha vermelha.

As autoridades filipinas acreditam que o passageiro foi informado sobre a fiscalização e abandonou as bagagens na área de desembarque. A pessoa que é pega fazendo contrabando de animais silvestres pode pegar até dois anos de prisão e pagar uma multa.

Desde o começo deste ano, a polícia da Filipinas interceptou nos aeroportos do país 63 animais silvestres, entre eles iguanas e camaleões. Em 2018, foi recuperado um total de 560 animais selvagens e 254 corais. As tartarugas movimentam o mercado de animais exóticos de estimação na Ásia. Alguns países asiáticos também têm interesse na carne e no uso medicinal desses animais.

Com informações do Portal R7!

 

Pontos moeda