Polícia

Líder da "Tropa do Rato" é preso após operação no ES

Identificado como Magno de Souza Pinto, ele é apontado como autor de pelo menos 18 homicídios e tem participação direta em ataques a policiais civis

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / PCES

Um homem de 22 anos, apontado como a principal liderança armada do grupo "Tropa do Rato",  de Jaguaré, foi preso nesta quinta-feira (23). Identificado como Magno de Souza Pinto, ele é apontado como  autor de pelo menos 18 homicídios e participação direta a ataques a policiais civis da Delegacia do município da região Norte do Espírito Santo. 

Além disso, segundo a polícia, Magno é responsável pela distribuição de drogas na região de Palmito, Água Limpa, São Roque, Bairros Boa Vista I e II, Nova Esperança, Beco do Machado e na cidade Vila Valério. Possui tem ligação com a chacina que resultou na morte de uma família em Vila Valério, no Noroeste e é o autor do confronto com policiais civis ocorrido em Jaguaré, em março de 2023.

A ação foi realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Centro de Inteligência e Análise Telemática Norte (CIAT Norte). Além disso, também contou com o apoio da força tática do 5° Batalhão da Policia Militar.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com o capitão Osmar, que responde pela Força Tática do 5º Batalhão, a prisão foi realizada após um cerco da residência, localizada na Barra do Sahy, em Aracruz após a informação de que Magno estaria no local.

"Ele estava se escondendo na localidade. Isso ocorreu após o assassinato de um dos comparsas, estava querendo fugir de Jaguaré. Chamou a atenção pois ele estava com 54 munições", explicou. 

Veja o momento da prisão: 

Segundo a titular da Delegacia de Polícia (DP) de Jaguaré, Gabriella Zaché, após a morte de um dos integrantes da "Tropa do Rato", eles passaram a ameaçar os policiais. A partir disso, foi dada uma ordem de um presídio, para que um dos integrantes realizasse uma retaliação contra os policiais. 

"Nesses três anos de investigação já foram 18 presos integrantes da tropa do rato, todos realizavam homicídios contra pessoas da cidade, 5 integrantes vieram a óbito Além disso, as investigações apontaram que o homem estava ligado a um integrante do PCC que está preso", destaca. 

Além disso, a delegada destaca que o grupo possui, como modos operandi, a utilização de uma intensa violência nas execuções. "Eles são conhecidos pela intensa violência, onde matavam as vítimas com muitos tiros no rosto".  

O delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda, ressaltou na coletiva que, retirar o criminoso da sociedade representa uma operação muito importante, principalmente na região Norte do Estado. 

"A prisão é de extrema importância e vai impactar na redução da criminalidade em toda a região Norte. Além disso, a prisão dele só  foi possível depois que toda a estrutura do crime organizado, que era comandada pelo elemento, foi estudada pelo Centro de Inteligência e Análise Telemática Norte (CIAT Norte e conseguimos provas para os 4 mandados de prisão", finaliza. 

LEIA TAMBÉM: Anabolizantes no ES: investigação indica que produtos vêm principalmente de sites dos EUA


Pontos moeda