Polícia

Morte de médico no ES: marcar encontro por aplicativo exige cuidados

Plataformas de relacionamento servem para aproximar desconhecidos, mas é preciso tomar precauções na hora de encontrar alguém que conheceu no mundo virtual

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Arquivo/ Divulgação

O homem identificado como Carlos Magno Santos Santana, 32 anos, suspeito de matar a facadas o médico Aloisio Vieira Silva em Montanha, no Norte do Espírito Santo, afirmou em depoimento que os dois se conheceram em um aplicativo de relacionamento. 

O crime, que aconteceu na madrugada de domingo (26), acendeu um alerta: o perigo de marcar encontros com pessoas desconhecidas pela internet. 

A internet é uma ferramenta que facilita o contato com pessoas e ajuda na possibilidade de romances. Os famosos aplicativos para smartphones servem para aproximar desconhecidos, mas, após o virtual, é preciso tomar cuidado ao marcar um encontro real, com a intenção de não se tornar a próxima vítima. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista para o Jornal da TV Vitória da Record TV, o especialista em segurança Diógenes Lucca explica que é preciso ter cautela ao marcar o primeiro encontro. 

"Não deve-se ir apenas acreditando que a 'pessoa tem uma boa aparência'. Deve-se sempre ficar com o alerta ligado. Nunca marcar o encontro em um local onde não se conheça, sempre marque em um local público. Há uma tendência no século XXI dos criminosos utilizarem a internet", alerta. 

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, ressalta a orientação que, ao marcar o encontro, sempre prefira lugares públicos. 

"Nunca se sabe quem está do outro lado da tela, por isso, recomendo aos que utilizam esses grupos de relacionamento que procurem locais públicos", afirma. 

Além disso, o delegado destaca que é melhor conhecer bem os indivíduos antes de levá-los para casa. "É arriscado levar a pessoa para a sua casa, se a outra pessoa lhe pressionar para ir a um local privado, termine o encontro", descreve o policial.

Confira os principais alertas

- Marque o encontro em um local público: prefira restaurantes, shoppings, bares ou locais mais movimentados. Evite ir para a casa da pessoa ou de amigos do pretendente no primeiro encontro. 

- Deixe amigos e familiares cientes do encontro: informe o horário e local do contato. Além disso, é bom pedir que alguém entre em contato para conferir se está tudo bem. 

- Faça chamada de áudio e vídeo antes do encontro: é importante ter certeza com que está falando. Além disso, é necessário prestar atenção durante o encontro para conferir se as características condizem com as enviadas na internet. 

Outros casos semelhantes

Em setembro de 2022, um empresário de 45 anos contou à policia que foi dopado por uma mulher após marcar um encontro por aplicativo. Após a ação, ele teve o carro levado pela suspeita. O crime ocorreu em Jardim Camburi, em Vitória. 

O veículo foi encontrado no bairro Barramares, localizado em Vila Velha, junto com a mulher e um amigo. Os dois foram conduzidos para a delegacia. 

Em outubro de 2022,  um jovem de 25 anos foi vítima de extorsão durante suposto encontro marcado por aplicativo. Ele foi agredido e obrigado a fazer transferências via Pix. 

*Com informações da repórter Luana Damasceno, da TV Vitória/ Record TV 

LEIA TAMBÉM: Preso por morte de médico no ES também tem passagem por estelionato

Pontos moeda