Polícia

Polícia desvenda furto de R$ 1 milhão em joias no ES com pernoite em shopping

Os suspeitos são de Goiás e dois deles foram presos. Após furtarem uma joalheria na Grande Vitória, eles voltaram para o estado de origem

Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Três suspeitos de furtarem uma joalheira que fica em um shopping da Grande Vitória foram indiciados pela Polícia Civil. De acordo com a investigação, o trio, que é de Goiás, teria furtado cerca de R$ 1 milhão em joias. Dois deles já foram presos e um está foragido.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O chefe do Departamento de Investigações Criminais, Gabriel Monteiro, detalhou nesta terça-feira (28) como os suspeitos agiam. De acordo com o delegado, o trio era especializado neste tipo de crime. 

Os suspeitos, identificados como Gabriel Ferreira da Cruz, de 42 anos, Miller Amilton Nascimento, de 26 anos, e Pedro Henrique Silva Aguiar, de 24 anos, tinham um esquema complexo para cometer o crime. 

"Eles entram em shoppings. O Gabriel era responsável por vigiar e despistar os funcionários da loja ao lado de onde irá ocorrer o crime. O Pedro Henrique vigiava e acompanhava a movimentação dos seguranças. Já o Miller, por conta de sua estatura, entrava na loja vizinha sem que os funcionários percebessem e se escondia. Quando os empregados fechavam a loja, ele continuava lá dentro", explicou.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Ladrões em carro de luxo roubam celular e agridem idoso em Vila Velha

De acordo com o delegado, o suspeito que ficava dentro da loja se escondia das câmeras de segurança e desligava o sistema de alarme do estabelecimento para cometer o furto. Ele era resgatado no dia seguinte pelos comparsas.

"Ele rompia a parede, tinha acesso ao corredor e entrava na loja alvo do furto. Eles conhecem o sistema de alarme, o interrompiam e furtavam o material. No dia seguinte, os comparsas voltavam e faziam a mesma dinâmica para resgatar Miller", complementou o delegado.

Após o crime, os suspeitos embarcavam em um ônibus para dificultar o trabalho da polícia em localizá-los e seguiam em direção à rodoviária. Eles embarcavam de volta para o Estado de origem, Goiás, onde ficavam escondidos. 

Segundo a polícia, os suspeitos cometem crimes em vários estados. Eles já tinham passagens no Maranhão, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

LEIA TAMBÉM: Agente da Guarda Municipal reage a assalto e suspeito acaba morto em Vila Velha 

As investigações, de acordo com o delegado, levaram cerca de seis meses. A polícia chegou a ir até Goiás para prender os suspeitos, mas eles não foram localizados. Pouco tempo depois, Miller e Gabriel foram presos. 

"Foi uma investigação que durou mais de seis meses pelo fato de ser uma organização criminosa que age em todo o território nacional. Os três indivíduos identificados e com a prisão preventiva decretada são de Goiás. Fomos até lá e, com apoio da policia local, tentamos prender os elementos, porém sem êxito no momento. Continuamos o dialogo e, logo após a nossa volta ao Estado, dois criminosos foram presos. Miller foi preso em Brasília e o Gabriel, em Goiás. Pedro está foragido", disse o delegado.

As joias roubadas não foram recuperadas pela polícia.

A polícia agora pede ajuda da população para localizar Pedro Henrique. Contra ele, já há um mandado de prisão preventiva em aberto. Quem tiver informações sobre o suspeito pode ajudar a polícia pelo Disque-Denúncia 181.

Pontos moeda