Polícia

Em 2 meses, 12 mulheres foram assassinadas no ES

Embora preocupante, o número atual de mortes de mulheres nos meses de janeiro e fevereiro é menor do que o registrado no ano passado, que totalizou 16 casos

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória

Março, mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, começou com um dado positivo para a Segurança Pública capixaba. O Espírito Santo registrou uma redução no número de mulheres mortas no primeiro bimestre de 2024, em comparação com o ano anterior.

 >> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Apesar da queda na estatística, o número ainda é alto e preocupante. Em apenas dois meses, 12 mulheres foram assassinadas no Estado. Entre os casos registrados está o da enfermeira Íris Rocha, de 30 anos. Grávida de 8 meses, ela foi encontrada morta em 15 de janeiro, às margens da ES-383, em Alfredo Chaves.

No último dia 05, uma vendedora de 42 anos foi encontrada morta no bairro Santa Paula, em Cariacica. Marileide Jesus da Silva tinha marcas de estrangulamento.

Segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), divulgados na manhã desta sexta-feira (01º), das 12 mulheres mortas em 2024, seis foram vítimas de feminicídio. No ano passado, foram registrados 16 mortes em janeiro e fevereiro, sendo sete crimes de gênero.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Eugênio Ricas, destacou que ano após ano o Espírito Santo adota mais ações e programas para acolher as vítimas de violência doméstica.

Temos que entender que mudando essa cultura ano após ano, teremos sucesso. É um caminho árduo, pois é algo que vem da criação desses indivíduos, que entendem a mulher como propriedade, acham que podem mandar na vida delas. Temos que ser mais eficientes no combate a esse tipo de crime e estamos criando mecanismos para melhorar essa rede de apoio”, pontuou.

LEIA TAMBÉM: Polo gastronômico de Cariacica será revitalizado; veja como ficará

ES tem menor número de homicídios em 28 anos

Em janeiro e fevereiro de 2024, o Estado registrou o menor número de homicídios desde 1996. Em relação ao bimestre do ano anterior, a redução foi de 18,2%.

De acordo com os dados da Sesp, os dois primeiros meses do ano foram 148 assassinatos registrados nos municípios capixabas, contra 181 no período de 2023. Apenas a região Norte capixaba teve crescimento no número de casos.

Na série histórica de 28 anos, o melhor resultado para um bimestre havia sido em 2022, quando o Estado alcançou 166 homicídios no período. 

LEIA TAMBÉM: Jovem de 23 anos morre afogado após pular da orla de Cariacica

O governador Renato Casagrande ressaltou que o Estado busca ficar entre os cinco menos violentos do País e que, para isso, é fundamental envolver diversas esferas sociais. 

São resultados como estes que reforçam a relevância do trabalho conjunto entre as forças de segurança, o nosso eixo social do programa Estado Presente e as comunidades, orientados para a construção de um futuro mais pacífico e seguro em nosso Espírito Santo”, afirmou o governador.
Pontos moeda