Polícia

Conhecido por crimes em Jardim da Penha, bandido é preso pela Guarda Municipal

Após o roubo, as informações foram transmitidas para o Cerco Inteligente de Segurança, acionado assim que o suspeito passou pela Ponte da Passagem

Agentes da Guarda Civil Municipal detiveram, na tarde desta segunda-feira (23), um homem que roubou uma moto na porta de uma loja de material de construção em Jardim da Penha. Após o roubo, as informações foram transmitidas para o Cerco Inteligente de Segurança, que foi acionado assim que o suspeito passou pela Ponte da Passagem.

O criminoso já havia sido reconhecido e estava sendo investigado pela Polícia Civil. Ele apontado como responsável por diversos crimes em Jardim da Penha e conhecido como "terror" do bairro.

A recuperação do veículo foi uma operação conjunta da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar e resultou na prisão do suspeito, que foi conduzido para a 1ª Delegacia Regional de Vitória junto com a moto.

Esse é o segundo veículo recuperado pelo Cerco Inteligente de Segurança. Na noite do ultimo sábado (21) um veículo foi recuperado após a restrição por furto ter sido incluída no sistema. O Fiat Uno foi recuperado próximo à Casa do Cidadão, em Maruípe.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, o Cerco Inteligente de Segurança, que começou na última sexta-feira (20), já apresenta bons resultados. "Já conseguimos recuperar dois veículos que estavam cadastrados no sistema da Secretaria de Segurança Pública. Acredito que vamos conseguir reduzir em, pelo menos, 50% os roubos e furtos de veículos em Vitória", afirmou.

Sobre o sistema

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal, que solicitará a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.

Pontos moeda