Cerco Inteligente de Segurança ajuda a recuperar 126º veículo

Polícia

Cerco Inteligente de Segurança ajuda a recuperar 126º veículo

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos

Foto: Divulgação/ PMES

Na madrugada desta segunda-feira (8), um Renault Logan passou pela barreira localizada na avenida Beira-Mar, na Curva do Saldanha, quando o alarme disparou na Central de Videomonitoramento. Com isso, mis um veículo com restrição de furto e roubo foi recuperado com ajuda do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória.

As equipes da Guarda Municipal de Trânsito e da Polícia Militar foram imediatamente acionadas. O veículo, que seguia no sentido Centro, foi abordado na Vila Rubim. Uma pessoa que estava no carro foi encaminhada para a Delegacia Regional de Vitória.

Este foi o 126º veículo roubado recuperado com ajuda do Cerco Inteligente de Segurança. O sistema foi implantado há quase 1 ano, no dia 20 de abril de 2018.

Sobre o sistema

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras.

Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal, que solicitará a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.