Polícia

Cinco homens participaram de explosão a caixa eletrônico em Cariacica, diz polícia

Ação aconteceu na madrugada desta segunda-feira e foi registrada por uma câmera de segurança. Suspeitos, no entanto, ainda não foram identificados

Foto: Reprodução
Ação dos criminosos aconteceu de madrugada e foi registrada por uma câmera de segurança

Cinco criminosos participaram da explosão de um caixa eletrônico dentro de um supermercado no bairro Campo Verde, em Cariacica. A informação é do titular da Delegacia Especializada de Roubo a Bancos (DRB), delegado Romualdo Gianordoli, responsável pela investigação do caso.

Segundo o delegado, o grupo se dividiu para executar o crime. "Dois entraram para efetivamente explodir o caixa eletrônico, enquanto os outros indivíduos ficaram na contenção e também no veículo que deu fuga ao final", contou.

A ação dos criminosos aconteceu exatamente às 2h46 desta segunda-feira (01) e foi registrada por uma câmera de segurança. As imagens mostram os invasores entrando no estabelecimento com o rosto coberto por camisetas. Pouco tempo depois, a explosão acontece. Ela foi tão forte que a câmera de segurança sai do lugar.

Segundo Gianordoli, a policia já sabe que o explosivo usado é à base de pólvora e que os bandidos usaram uma quantidade grande. "Gerou uma explosão realmente violenta, mas não conseguiram explodir o cofre, até porque esses caixas têm bastante proteção", frisou o delegado.

Foto: Reprodução/ WhatsApp
Explosão danificou o estabelecimento e deixou um grande prejuízo para o proprietário

As investigações ainda estão no início, mas, segundo Romualdo Gianordoli, a forma como os criminosos agiram pode indicar que são bandidos inexperientes nesse tipo de ação. O delegado explica que caixas eletrônicos daquele modelo são muito resistentes a explosões e que, mesmo que os bandidos consigam abrir o cofre, o equipamento possui outros sistemas de segurança. Por causa disso, as notas podem sair manchadas de tinta ou queimadas e ficam inutilizáveis.

Os bandidos fugiram sem levar nada. Durante a ação, eles usaram marreta, pé de cabra e outras ferramentas, que foram encaminhadas para a perícia.

A Polícia Civil está em busca de novas imagens, que possam identificar o carro usado na fuga e o caminho que o grupo tomou. Informações sobre a identidade dos homens que foram filmados também são bem vindas.

"Certamente nós contamos com o apoio de toda a população, que pode denunciar via 181 esses indivíduos. Apesar deles estarem encapuzados, pode ter pessoas que os conhecem, que são do convívio e que podem nos auxiliar. Nós temos uma resolutividade muito grande nesse tipo de crime, de instituição bancária, o que faz com que o risco desse tipo de crime seja muito grande aqui no Estado. E nós queremos continuar assim, então contamos com o apoio da população", ressaltou o delegado.

O caixa eletrônico alvo da ação criminosa funcionava anexo ao supermercado há cerca de dois anos e era o único do bairro. A explosão atingiu a rede elétrica do imóvel e partes do caixa foram parar do outro lado da rua e em cima de uma árvore. A gerência do supermercado informou que não há prazo para que o equipamento volte a atender a população e que uma equipe está fazendo os reparos.


Pontos moeda