Polícia

Cidade de Deus recebe primeira ouvidoria itinerante da UPP

Moradores da Cidade de Deus, bairro da zona oeste do Rio, poderão fazer durante toda esta semana denúncias, reclamações e elogios na Paz com Voz, ouvidoria móvel da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). O bairro é o primeiro da cidade a receber o serviço itinerante, que percorrerá as 37 comunidades ocupadas por unidades de Polícia Pacificadora (UPP).

Com uma sala de atendimento e computadores, o serviço pretende aproximar a comunidade das UPPs e dar oportunidade aos moradores que não têm telefone a se manifestar. Na Cidade de Deus, a van está na Praça Padre Júlio Groten. Na próxima semana, será a vez da Mangueira, na zona norte da cidade, a receber o Paz com Voz.

“Essa ouvidoria móvel com certeza tem o papel de interagir com o cidadão, como dar voz e ouvi-lo nas suas necessidades. Os moradores estão nos procurando e o objetivo desse trabalho é justamente dar voz a comunidade. Todo tipo de reclamação, denúncia, elogio, qualquer demanda que a comunidade tenha, ela pode procurar a ouvidoria móvel”, disse o soldado Leanderson Souza, um dos ouvidores do Paz com Voz.

Os 20 policiais militares que formam a equipe de ouvidores receberam treinamento em cursos e palestras oferecidos pela Associação Brasileira de Ouvidores. O serviço de ouvidoria por telefone existia na Secretaria de Estado de Segurança para receber chamados sobre a Polícia Civil e Polícia Militar (PM). A unidade móvel, no entanto, receberá reclamações exclusivamente sobre as UPPs.

O aposentado José Antônio de Jesus, de 53 anos, foi à ouvidoria e se disse contente com a aproximação.“Esse serviço tem que existir em todas as comunidades porque elas precisam desabafar. Às vezes, a comunidade fica calada, isso [a ouvidoria] é bom para mudar isso [o silêncio da população]”, opinou.

A ouvidoria itinerante foi apresentada na comemoração do Dia do Trabalhador (1º) na Vila Kennedy, zona oeste da capital fluminense. Outras opções para os moradores de áreas pacificadas apresentarem queixas são pelo telefone (21) 2334-7599 e pelo site www.ouvidoriaupp.com.br.

Pontos moeda