Polícia

Números de homicídios e assaltos a comércio caem em Vila Velha

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e apresentados em uma reunião no Gabinete de Gestão Integrada Municipal

O dado foi apresentado na manhã da última quarta-feira (27) Foto: Divulgação/Prefeitura

O município de Vila Velha conseguiu diminuir em 34% o índice de assaltos a estabelecimentos comerciais neste ano, apontou o levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social. O dado foi apresentado na manhã da última quarta-feira (27), na sede da administração municipal, durante a reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

O prefeito Rodney Miranda comemorou os dados apresentados e atribuiu esse resultado ao trabalho desenvolvido na cidade pelas polícias Militar e Civil e a Guarda de Vila Velha. “Não tenho dúvidas de que a atuação da nossa guarda municipal armada, desde setembro do ano passado, tem somado às ações das polícias para que essa redução fosse alcançada. Trabalhamos no combate ao transporte clandestino, depósito irregular de entulho, realizando blitzes em casas noturnas, dentre diversas outras ações”, defendeu.

Outro número que caiu foi o de homicídios. De acordo com o delegado de Crimes Contra a Vida do município, Ricardo Almeida, foi constatada desde o início do ano uma redução de 26% nos crimes envolvendo vidas, se comparado os dados com igual período do ano passado. “Vila Velha, no ano de 2015, registra 87 homicídios contra 117 no mesmo período do ano passado. São trinta homicídios a menos e o percentual de redução de 26% de homicídio”, informou.

Mais um dado apresentado na reunião foi a redução do número de veículos roubados durante o ano de 2015 na cidade. Foi registrada uma redução de 27%, se comparado com o ano passado. Em dados absolutos, foram 95 casos a menos em Vila Velha.

Fiscalização integrada 

Durante o mês de aniversário da cidade, em que Vila Velha celebrou 480 anos, foi realizado um choque de ordem. A Comissão Interna de Fiscalização Integrada da Prefeitura de Vila Velha (Coifin) fiscalizou 57 estabelecimentos, sendo que nove tiveram que encerrar as atividades, e 98 notificações foram emitidas.

Foram vistoriados bares, bailes, lava-jatos e marmorarias instalados no município. A operação, coordenada pela Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, faz parte de uma série de ações que têm acontecido em todo o município com o objetivo garantir a segurança da população, disciplinar e organizar a cidade.

Também fazem parte da Coifin as secretarias de Saúde (Vigilância Sanitária), Serviços Urbanos (Posturas), Meio Ambiente (disque-silêncio), Desenvolvimento Urbano, Finanças e Assistência Social.

Pontos moeda