Paralisação dos caminhoneiros

Polícia

'Com tiro ou sem tiro, vou continuar apoiando meus amigos', diz caminhoneiro baleado no ES

A vítima, de 38 anos, foi atingida com um tiro na cabeça, disparado por um outro caminhoneiro, que não queria aderir à paralisação da categoria

Caminhoneiro ficou com a bala alojada na cabeça após ser baleado durante protesto

Mesmo após ter sido baleado na cabeça durante uma manifestação na manhã desta segunda-feira (28), um caminhoneiro de 38 anos garantiu que continuará mobilizado com os demais companheiros na paralisação da categoria.

Em entrevista à reportagem da TV Vitória/Record TV, a vítima afirmou que não ficará com medo após o atentado contra a vida dele. "Com tiro ou sem tiro, vou continuar apoiando meus amigos para ver se a gente consegue ganhar essa guerra", declarou.

O caminhoneiro baleado participava de um protesto da categoria em um ponto de bloqueio formado na estrada que liga os municípios de Cariacica e Santa Leopoldina. Ele disse que tentava impedir que um caminhão com carga furasse o bloqueio quando foi atingido na cabeça. Segundo a polícia, o suspeito de cometer o crime é outro caminhoneiro, que não queria aderir ao movimento.

"Estava pacífico, tinha viatura de polícia. Nem chegamos a conversar com ele. Quando ele me viu, já chegou atirando. Me deu dois tiros e um pegou na minha cabeça. No primeiro tiro, eu me escondi na frente do caminhão. Quando eu olhei para cima, ele estava em pé, me caçando com a arma em punho, para poder atirar. Estou com uma bala alojada na cabeça e vamos ver o que vai acontecer", disse a vítima.

O caminhoneiro disse ter sido pego de surpresa com a reação do suspeito e não soube dizer por que um colega de profissão faria algo desse tipo. "É muito difícil falar. Vou falar o que? A gente querendo ajudar o povo e acaba acontecendo isso com a gente", lamentou.

Prisão

Após atirar contra a vítima, o suspeito foi seguido por um grupo de manifestantes até as proximidades da Ceasa, onde foi abordado, detido e levado pela Polícia Militar para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Segundo a polícia, o atirador foi identificado como Fernando Braum. Ele é agricultor de Santa Maria de Jetibá e tem 19 anos. O rapaz foi preso e deu outra versão para os fatos, dizendo que ele e o pai, que dirigia o caminhão, foram recebidos a pedradas durante abordagem. Por este motivo teria atirado.

O pai dele, de 69 anos, também é agricultor. Ele acompanhou o filho na DHPP na manhã desta segunda-feira e também prestou depoimento. O caminhão, carregado com ovos, feijão, verduras e batatas, foi deixado pela PM em um posto da Rodovia do Contorno.

A Polícia Civil informou que o suspeito foi autuado por tentativa de homicídio por motivo fútil e foi levado para o Centro de Triagem de Viana.

Pontos moeda