Polícia

Adolescente de 15 anos morre após ser baleado pelo irmão mais novo em Cariacica; pai foi autuado por posse ilegal de arma

Tudo aconteceu na tarde desta terça-feira (17); o pai dos meninos disse que o filho mais novo tropeçou em um tapete e a arma disparou acidentalmente

Foto: Matheus Brum / TV Vitória

Um jovem de 15 anos morreu após ser baleado dentro de casa pelo irmão, de 13 anos, nesta terça-feira (17), no bairro Novo Brasil, em Cariacica. Uma equipe do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) foi acionada pelo médico que atendeu o rapaz em um hospital no município. 

De acordo com o médico plantonista, a vítima deu entrada no hospital por volta de 14 horas. O jovem foi atingido por dois tiros, um na perna e outro no tórax. Segundo informações passadas pelo pai, de 66 anos, o disparo foi acidental e teria ocorrido por volta de 13h40. 

Para a polícia, o pai dos meninos contou que estava na cozinha com o filho caçula, de 13 anos, e que o filho mais velho estava na sala da casa. O mais novo estava brincando com uma uma cartucheira de fabricação caseira, calibre 32. O menino foi até a sala para ficar com o irmão, mas teria tropeçado em um tapete, o que fez com que a arma disparasse, atingindo o irmão mais velho.

A arma pertence ao pai dos meninos. Segundo ele, é uma espingarda de fabricação caseira. O homem disse que não presenciou o momento que o filho foi atingido, e que quando percebeu o que havia acontecido, levou o jovem para um hospital particular do município. 

O adolescente chegou a ser transferido para o Hospital São Lucas, em Vitória, por uma equipe do Samu, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.  Abalada, a mãe dos meninos contou que estava trabalhando quando tudo aconteceu. A mulher disse que os filhos eram muito amigos e que o ocorrido foi uma fatalidade.

De acordo com as informações passadas pela polícia, os militares foram até a residência da família e recolheram a arma de fogo. O pai dos adolescentes foi até a Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa em Vitória junto com o filho mais novo para prestar esclarecimentos.

A Polícia Civil informou que o pai dos adolescentes, de 66 anos, foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma e como não pagou a fiança arbitrada pelo delegado de plantão, foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana.

Já o filho mais novo assinou um Boletim de Ocorrência Circunstanciado por ato infracional análogo ao crime de homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e foi reintegrado à família, após a mãe assumir o compromisso de comparecer ao Ministério Público quando solicitado.

Ainda de acordo com a Polícia, a arma, uma cartucheira de fabricação caseira, será encaminhada para o setor do Departamento de Criminalística - Balística.

Pontos moeda